RIO DE JANEIRO - A Estação Primeira de Mangueira realizou na madrugada deste domingo a coroação de sua rainha de bateria, Preta Gil, numa grande festa para uma multidão de oito mil pessoas.
Ao receber a faixa e a coroa das mãos da ex-princesa Gláucia Fernanda, a filha de Gilberto Gil não segurou as lágrimas e emocionada, disse: "Ser rainha da bateria da Mangueira é uma emoção única, tanto que meu coração está a ponto de sair pela boca. Com certeza, é um divisor de águas na minha vida. Humildemente, quero defender minha escola, levando aos ritmistas meu carinho e o meu amor". O público respondeu bem e aplaudiu bastante a nova rainha. No entanto, o pai da musa e Ministro da Cultura não compareceu.
Mesmo não tendo o perfil habitual das beldades que encantam o mundo com seus corpos sarados, Preta Gil mostrou que tem personalidade. Medindo 1.60m e pesando 74 kg, chegou cedo à quadra e se acomodou no recém-inaugurado camarote da bateria. Muito sorridente, a atriz de 32 anos parecia estar em casa, cumprimentando a todos que lhe pediam fotos e autógrafos.
Por se tratar de uma noite especial, Preta usou e abusou do verde e rosa no figurino. Com um vestido longo verde trabalhado em strass e um bustiê amarelo, ela incorporou o verdadeiro espírito da escola. As unhas pintadas de rosa-choque combinavam com o sapato feito de paetês lilases.
Bastante maquiada e com um batom berrante, a atriz revelou a autoria do vestuário: "O sapato mandei fazer há mais tempo em São Paulo, através de minha amiga Francesca Job. Já o vestido ficou a cargo de Helô Rocha e Kiko Alves."
Sem querer dizer o preço da roupa, Kiko Alves deu mais detalhes do modelito: "Trata-se um vestido feito de folha de gripi francesa, bordado com cristais swarovski." De longe, Preta completou: "O cargo de rainha da Mangueira merece todo o luxo e capricho do mundo."
Os adereços para a coroação ficaram sob a responsabilidade da ex-rainha e primeira mulher a integrar a diretoria da bateria, Fabiana Oliveira. A coroa de metal com pedras douradas e stass custou R$ 150 reais e era uma surpresa.
Segundo Fabiana, Preta apenas pediu para que fosse o mais simples possível. "Como fui rainha, tenho uma noção da medida certa. A Preta só pediu que eu ajustasse o máximo para não cair", disse. Já a faixa, mais simples, trazia a inscrição: rainha de bateria 2007.
Acompanhada do namorado, Luiz Oliveira e do irmão, Francisco, Preta ressaltou o aval da família. "Todos estão me apoiando. Meu pai está super feliz e torcendo para que a Mangueira consiga as quatro notas máximas".
Atento ao assédio de todos que a abordavam, o namorado da estrela da noite disse não se importar com possíveis comentários. "Para mim é o maior orgulho ter uma mulher carismática como a Preta. Estamos juntos há dois meses e não me incomodo com nada. Encaro isso como mais um trabalho para ela", declarou o empresário de 30 anos, que também garantiu presença no desfile perto de sua musa.
Ao comentar os últimos acontecimentos envolvendo beldades do carnaval, a mais nova integrante do time alfinetou: "Nunca participei dessa guerra de vaidades que atinge o universo das rainhas. Fui pega de surpresa com o convite. Li o que saiu sobre o troca-troca de musas, mas não quero polemizar. No final, tudo se resolve. O que importa é a minha Mangueira e aqui não tem polêmica, só amor". Mesmo assim, uma rainha não foi esquecida. "Sou louca pela Juliana Paes. É a rainha mais linda da Avenida", acrescentou. Ivo Meirelles exalta Preta
Dono da idéia do convite à Preta e presidente da ala da bateria, Ivo Meirelles era só alegria com a boa receptividade da nova rainha. Antes de iniciar a cerimônia de posse, o músico aproveitou para falar do momento vivido pelos ritmistas.
"A bateria da escola passa por uma fase de atitude e afirmação. Ela ficou parada no tempo durante anos, por conivência das diretorias da ala e também da Mangueira que não olhavam a bateria como um segmento forte. Não existia glamour e os ritmistas não eram valorizados. Chegamos a virar chacota."
Em seguida, explicou os motivos da vinda de Preta Gil. "A bateria pede que a rainha tenha postura. Depois de 22 concursos para o cargo, houve pouca evolução. Precisávamos acabar com o modelo antigo, até para por fim à cobiça de muitas mulheres que usavam o posto para arranjar contratos para posarem nuas ou mesmo casamentos milionários. Preta é situada, bem relacionada, bem resolvida sexualmente e ousada. Além disso, tem personalidade e é inteligente. As pessoas foram feitas para brilhar. Preta é a negação da mulher-objeto e um basta aos clichês", exaltou.
Na mesma noite que um dos responsáveis pela marcação da Mangueira, Mestre Russo, fazia 44 anos, a estrela de Preta brilhou mais alto. O momento também serviu para a revelação de uma das surpresas que a tradicional bateria da verde e rosa levará para o desfile. No início da apresentação, quem estiver no setor 1 poderá ouvir o Hino Nacional executado pelos ritmistas da Estação Primeira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.