BRASÍLIA - O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu ontem, em discurso no plenário do Senado, a exploração de petróleo e gás na região dos Lençóis Maranhenses. Ele sugeriu que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reexamine parecer no qual se manifesta contra a exploração de petróleo e gás no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Em ofício encaminhado à Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Ibama reafirmou recomendação anterior de não autorizar a reativação de três campos terrestres de petróleo e gás localizados na Bacia de Barreirinhas, por entender que a atividade pode gerar forte impacto ambiental no Parque Nacional dos Lençóis.
Na opinião do senador, o petróleo e o gás podem ser explorados na região de forma compatível com o equilíbrio ambiental. Para ele, a exploração não impedirá o fortalecimento do turismo de base ecológica, que está gerando receita de R$ 20 milhões ao ano.
“É importante ressaltar que, ao contrário do que se acredita, a atividade de produção de petróleo e, principalmente, a de gás natural, são muito menos agressivas ao meio ambiente que a simples agricultura que, para o seu desenvolvimento, requer a redução da diversidade da flora original”, argumenta Cléber Bahia Silva Júnior, diretor comercial da Engepet, empresa do consórcio que arrematou em leilão as áreas a serem exploradas. Ele acrescenta que a atividade de produção de petróleo e gás natural interfere em áreas muito reduzidas, apenas cerca de 2.500 metros quadrados por poço.
Funções
Lobão lembrou que há duas semanas fez discurso no plenário em defesa do papel do Ibama na preservação do meio ambiente. Ressaltou, porém, que o instituto não deve exagerar nas suas funções. Segundo o senador, existe nos Lençóis Maranhenses a possibilidade de prospecção e de retirada de gás em grande escala, o que poderá contribuir com a auto-suficiência do Brasil do ponto de vista da energia.
“É preciso pesar os interesses nacionais, os interesses locais e verificar o que é melhor para o país. Estamos vivendo, neste momento, uma crise de grandes proporções no setor de gás”, argumentou Lobão, ao defender a exploração do gás e petróleo na região dos Lençóis Maranhenses.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.