SÃO PAULO - Uma espécie de morcego encontrada no Equador pode dar um significado ainda maior ao adjetivo “linguarudo”. O Anoura fistulata tem uma língua que pode se estender a 150% do tamanho do seu corpo. É como se uma pessoa de 1,7m conseguisse lamber algo a 2,55m de distância.
Por que uma língua tão grande, seu morcego? Porque o Anoura fistulata é o único polinizador de uma flor, a Centropogon nigricans, cujas pétalas formam um longo funil exatamente do mesmo tamanho -- cerca de 8cm a 9cm.
O caso, divulgado na edição desta semana da revista científica britânica “Nature”, surpreendeu os cientistas da Universidade de Miami, porque nunca havia sido registrado antes um caso de uma flor e um morcego adaptados um ao outro -- coisa para lá de comum entre pássaros.
Com informações do G1
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.