RIO DE JANEIRO - A Petrobras começará nos próximos dias a produção industrial de um novo combustível de origem vegetal com o qual espera substituir 15% das importações de diesel derivado do petróleo em 2007, informou hoje um executivo da empresa.
O chamado H-Bio, uma mistura de óleos vegetais e petróleo, começará a ser produzido em escala industrial na próxima semana na refinaria Gabriel Passos, em Minas Gerais, explicou o gerente de abastecimento da Petrobras, Alan Kardec Pinto.
Os testes para fazer o mesmo em 2007 em refinarias do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo já estão prontos, acrescentou.
Para 2007, está prevista a produção de 256 mil metros cúbicos, possibilitando uma economia de divisas de US$ 145 milhões.
Em 2008, com a produção de todas as novas unidades, o Brasil economizará outros US$ 240 milhões e reduzirá 25% de suas importações de diesel, explicou o executivo durante um seminário sobre energia realizado no Rio de Janeiro.
A Petrobras calcula que para 2011, 10 refinarias já produzirão o combustível utilizando um total de 1 bilhão de litros de soja.
O Brasil é um dos três principais produtores mundiais desta oleaginosa, cujas plantações se expandiram em todo o país, substituindo terras de pastoreio e florestas primárias.
Na produção do H-Bio, patenteado pela Petrobras, o óleo vegetal é misturado com o petróleo durante o processo de refinamento.
Com informações do G1
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.