Eleição transcorre com tranqüilidade no Maranhão

Foram registrados alguns problemas na capital e no interior, mas não comprometeram o pleito.

Imirante.com e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h13

SÃO LUÍS - Mesmo com alguns problemas registrados pela manhã na capital e no interior maranhense, as eleições para o Governo do Estado e Presidente da República aconteceram em clima de tranqüilidade.

Em São Luís, Os eleitores começaram a formar fila nos locais de votação, hoje bem cedo. Por volta de 6h30, os primeiros eleitores começaram a chegaram aos locais de votação no Turu e São Cristovão. Os primeiros a chegar são alguns idosos que mesmo liberados da obrigação de votar decidiram exercer o direito de voto.

Ainda pela manhã, duas denúncias foram apresentadas à Rádio Mirante AM. No Caic da Cidade Operária, eleitores denunciaram que a foto que aparece na urna não condiz como número do candidato. Já no colégio Dom Bosco, no Renascença, um eleitor teria tirado foto de seu voto com uma celular.

As denúncias foram encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral.

Municípios

Um grande tumulto também se formou na avenida principal do município da Raposa. A juíza da comarca, Jaqueline Caracas, recebeu a denúncia de que moradores de uma casa, localizada naquela avenida, estariam distribuindo material de propaganda de um dos candidatos a governador do Estado. Ao chegar ao local, a juíza foi recebida com agressividade por uma mulher.

A Polícia Militar foi chamada manter a segurança da juíza, que já deixou o local sem entrar na casa. Um grande número de pessoas está local tumultuando a avenida.

A expectativa é de que seja expedido um mandato de busca e apreensão para que a denúncia seja averiguada. A polícia continua no local para evitar mais tumulto.

Uma chuva fina caiu no município de Ribamar Fiquene, na parte sul do estado. A madrugada foi marcada por uma forte chuva na cidade. O município que possui cerca de 5.055 eleitores teve 25% de abstenção no primeiro turno. Os organizadores das Eleições já esperam que a chuva que caiu na cidade diminua a presença de eleitores nas seções de votação.

Em Miranda do Norte, o clima esteve quente pela manhã. Eleitores das duas coligações trocaram ofensas, mas a Polícia Militar chegou há tempo de evitar uma confusão maior.

Apesar do processo de votação está sendo bem rápido, as seções estão com filas e ainda está chegando muita gente.

O juiz de São Bento, Osmar Gomes mandou prender o ex-prefeito da cidade, Isaac Dias por desacato de autoridade.

Segundo o juiz, o ex-prefeito estaria com um carro credenciado pela Justiça Eleitoral cheio de eleitores na porta de sua casa. Ao procurar o motorista, o juiz constatou que o mesmo estava dentro da casa do ex-prefeito.

"Eu estava passando na porta da casa de Isaac Dias e constatei que havia um carro credenciado pela Justiça Eleitoral, ele estava cheio de eleitores e o motorista estava dentro da casa, eu mandei chamar um policial para orientá-lo e que ele voltasse a sua rota de transporte regular, independentemente de quem os eleitores vão votar. O ex-prefeito saiu de dentro da sua casa e desacatou a minha autoridade. Eu dei voz de prisão foi chamado todo o contigente da polícia de São Bento, mas ele entrou em sua residência ", disse o Juiz.

O ex-prefeito encontra-se em sua residência, com diversas pessoas. "Eles estão lhe dando garantias, é um verdadeiro incentivo ao crime, uma coisa de causar arrepio, mas eu não arredarei um pingo da minha autoridade e nem do desejo de manter uma eleição tranqüila, para que o eleitor vá as urnas e exerça o seu direito de voto", afirmou Osmar Gomes.

O juiz comunicou o TRE e pediu reforço Polícia Militar, que está se deslocando de Pinheiro para São Bento, para manter a ordem e que se possa efetuar o cumprimento da decisão judicial.

Quatro pessoas foram presas na noite deste sábado (28) em Imperatriz, acusados de participarem de uma quadrilha de hackers.

Segundo a polícia, os homens estavam com uma base montada no Palácio do Comércio com um plano de entrar no sistema do TSE no momento da transmissão dos dados.

O reduzido número de eleitores nas seções eleitorais de Maracaçumé indica que o município deve repetir o grande número de abstenções neste segundo turno.

Com cerca de 10 mil eleitores, no primeiro turno somente 7.710 compareceram às urnas. Neste domingo, pela pouca procura, a votação está sendo tranqüila. Até o momento não foi registrado nenhum tumulto ou fila nas seções do município.

Cidadania

Cerca de 3.920.608 eleitores estão aptos a votar em todo o Maranhão e decidir nas quem governará o Estado pelos próximos quatro anos. Foram quase três meses de propaganda eleitoral no Rádio e na TV onde os candidatos puderam apresentar suas propostas e conquistar eleitores.

No primeiro turno participaram da disputa para o governo do Estado nove candidatos. Destes, foram para o segundo turno os dois mais votados: Roseana Sarney (PFL) e Jackson Lago (PDT).

Roseana Sarney recebeu a maioria dos votos com cerca 47% e Jackson Lago ficou em segundo lugar com 34%, uma diferença de quase 400 mil votos entre eles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.