SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proclamou ontem o resultado do primeiro turno das eleições no Maranhão. Isso significa dizer que todos os deputados e o senador eleito, Epitácio Cafeteira (PTB), tiveram seus nomes confirmados e serão diplomados em data ainda a ser definida pelo órgão. Agora, a lista dos eleitos só sofrerá alguma modificação em caso de decisão extraordinária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Supremo Tribunal Federal (STF), o que é considerado improvável pelos membros da Corte maranhense.
Na sessão de ontem, o que chamou a atenção foi a impugnação do resultado proposta pelo candidato derrotado João Bentivi (Prona). Ele queria que o TRE validasse os votos dados ao sindicalista Marcos Silva (PSTU), que teve sua candidatura cassada pelo TSE.
A proposta foi rejeitada por unanimidade. O juiz Nivaldo Guimarães chegou a comentar na sessão que o candidato derrotado estava querendo “tumultuar” o processo eleitoral. Já o procurador regional eleitoral Juraci Guimarães Júnior foi mais espirituoso. “Se o TRE apresentasse aqui os votos de Marcos Silva, o Bentivi iria ficar sabendo que perdeu até para ele, já que, enquanto o candidato do PSTU teve 14 mil votos, ele teve apenas 11 mil”, afirmou.
Propaganda
Continua após a publicidade..
No fim da sessão, os advogados da “Frente de Libertação do Maranhão” queriam romper acordo feito anteontem com a comissão de juízes auxiliares da propaganda para adiar o início do horário eleitoral para a noite de quinta ou a sexta-feira, possivelmente porque os programas do candidato Jackson Lago (PDT) não estão prontos.
Eles seguiam entendimento da juíza Clemência Almada Lima de que, conforme a legislação eleitoral, a propaganda do segundo turno deve começar 48 horas após a proclamação do resultado, o que ocorreria na tarde desta quinta-feira.
Apesar da reclamação, a Corte Eleitoral manteve o início do horário eleitoral para a manhã desta quinta-feira no rádio e início da tarde na televisão. Veja ao lado a lista dos eleitos no Maranhão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias