SÃO LUÍS - A eleição terminou para deputado e senador terminou, falta definir os governadores nos estados onde haverá segundo turno, e o novo Presidente da República. Mas numa escola de São Luís, amanhã é dia de eleições gerais, na qual candidatos e eleitores são os próprios alunos.
Trata-se do projeto multidisciplinar “Política se aprende e na escola”, por meio do qual, professores e estudantes, por meio de ações integradas, pesquisam, discutem e constroem Política na prática. “A proposta é vivenciar a política como parte do cotidiano de cada aluno, conduzindo-os ao esclarecimento e à ação participativa”, explica o coordenador do projeto, professor Rodrigo Marques.
Por meio de pesquisas e debates realizados em sala de aula, os alunos da 1° série do E. Fundamental ao 2° ano do E. Médio, participaram de palestras, traçaram perfis do eleitorado brasileiro, produziram documentários, painéis fotográficos, varais de poesia, websites, programas de rádio, jornais, peças de teatro e músicas.
Depois de ampla pesquisa, os alunos da 1° a 4° séries do E. Fundamental se candidataram aos cargos de Deputado Estadual, Governador e Senador, com direito a campanha eleitoral. Nela os alunos expuseram por meio de faixas e cartazes suas propostas, ratificadas e expostas para toda a escola em comício realizado no intervalo da escola para todos os alunos e professores.
Nesta sexta-feira, 06 de outubro de 2006, os alunos da 1° série do E. Fundamental ao 2° ano do E. Médio vão às urnas, elegendo os “candidatos”, de sua preferência e exercitando um direito que no futuro exercerão plenamente. “O CEI-COC acredita que, por meio da educação, é possível construir cidadãos politicamente engajados pela construção de uma nação mais justa e digna”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.