SÃO LUÍS - Cerca de 3,9 milhões de eleitores votaram neste domingo, dia 1º em todo o Maranhão. Segundo informações do TRE, a eleição transcorreu com poucos problemas, principalmente relacionados às urnas eletrônicas, que em algumas cidades tiveram que ser substituídas por urnas de lona. O TRE informa que trinta e seis urnas tiveram problemas e quatro foram substituídas pelas urnas tradicionais, sendo duas em Timon, uma em Paço do Lumiar e uma em Açailândia.
Homenagem
A solenidade de abertura das eleições teve início com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente com o avião da GOL. No pátio do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o presidente do TRE, Jorge Rachid Mubarak Maluf, falou sobre o processo eleitoral.
Eleitores
O maior colégio eleitoral do Maranhão fica na capital, São Luís, com 615.977 pessoas aptas a votar. Imperatriz vem em segundo lugar com 145.265 eleitores. Em seguida, está Caxias com 91.158 eleitores. Completam a lista Timon (89.866), Açailândia (61.29), Paço do Lumiar (42.531), Chapadinha (41.605). O menor colégio eleitoral São João é Santo Pedro dos Crentes, com 3.214 pessoas aptas a votar.
Canditados
A maioria dos candidatos votou pela manhã, apenas João Bentivi, do PRONA, e Aderson Lago, do PSDB, votaram durante à tarde.
Jackson Lago
O candidato Jackson Lago, da coligação Frente de Libertação do Maranhão, enfrentou fila de quase uma hora, no Colégio Divina Pastora, no Anil. Em rápida entrevista à Rádio Mirante AM ele se mostrou confiante no resultado da campanha e disse acreditar no 2º turno. "Vai ser segundo turno e nós vamos vencer o 2º turno", disse.
Edson Vidigal
O candidato Edson Vidigal, da coligação O Povo no Poder, votou no município de Caxias, onde chegou por volta das 8h20. Ele entrou na fila e esperou por cerca de 20 minutos para votar. Em entrevista à rádio Mirante AM, disse que caso venha a ter um segundo turno no estado, ele deve apoiar o candidato da Frente de Libertação do Maranhão, Jackson Lago.
Saturnino
O candidato Saturnino Moreira, do PSOL, votou na faculdade UVA, no centro de São Luís. Acompanhado pela esposa, ele conversou com a equipe da rádio Mirante AM e agradeceu, em especial, a imprensa maranhense na cobertura das eleições: “agradeço a imprensa, que agiu de forma correta nas eleições 2006".
Marcos Silva
O candidato Marcos Silva, do PSTU votou em São Luís, no colégio Almirante Tamandaré, na Cohab. E declarou a jornalistas que cumpriu a missão de passar a mensagem do partido. "Nestes 90 dias nós tentamos através dos programas eleitorais levar nossa mensagem. Nós chegaremos ao 2° turno com vitória, mas estamos cientes de que conseguimos cumprir nosso dever e tivemos coragem de mostrar que o nosso partido fala em nome das necessidades do povo", disse.
Antonio Aragão
O candidato ao governo do estado Antonio Aragão, do PSDC, votou no Colégio Dom Pedro II, na Cohama. O candidato chegou acompanhado da família e se disse otimista com relação ao resultado das eleições e ao apoio dos eleitores. "Acreditamos que vamos pro segundo turno e vamos ganhar a eleição para o governo", declarou, em entrevista à Rádio Mirante AM.
Roseana Sarney
A candidata ao Governo do Maranhão pela coligação Maranhão A Força do Povo, chegou por volta de 11h da manhã ao Colégio Santa Teresa, em São Luís, para votar. Ela estava acompanhada dos candidatos a vice-governador, João Alberto, a senador, Epitácio Cafeteira, e do senador Edison Lobão. Roseana Sarney se mostrou confiante na vitória ainda no primeiro turno. “Estou confiante no trabalho que realizei no Maranhão, pelo apoio da população. Fui recebida com carinho e entusiasmo pelas pessoas. Dá primeiro turno, sim”, concluiu a senadora.
Aderson Lago
O candidato Aderson Lago, do PSDB, votou por volta das 14h30, no colégio Clarindo Santiago, no bairro do Olho d´Água, em São Luís. Acompanhado da mãe e da esposa, o candidato disse estar na expectativa do segundo turno.
João Bentivi
Acompanhado da esposa, o candidato João Bentivi foi o último dos oito candidatos ao governo do estado a votar. O candidato do Prona votou no Colégio Governador Archer, no bairro do Filipinho, na capital. Após votar, Bentivi chamou a atenção pela não existência da boca de urna, na seção onde vota.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.