BARREIRINHAS - O Poder Judiciário de Barreirinhas em parceria com a Promotoria, Centro de Direitos Humanos, Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, membros das pastorais e professores formaram quarta-feira, 20, um comitê para coordenar as ações do Movimento pela Democracia e Contra a Corrupção Eleitoral - projeto que tem como principal objetivo conscientizar a população do município para a importância do voto.
A campanha se dará por meio de palestras educativas abertas ao público, que versarão sobre poder e política; aspectos filosóficos - tais como o “espírito questionador”; aspectos jurídicos - como a construção do voto e participação política; e a divulgação da Lei nº 8.940 - que veda a compra de votos e estabelece mecanismos de punição para este ato.
O primeiro passo do movimento ocorrerá dia 8 de agosto, com a realização do II Encontro de Justiça, Educação e Saúde. O evento tem como foco professores e agentes municipais de saúde, que serão capacitados para tornarem-se multiplicadores do movimento nas escolas e povoados.
As palestras serão ministradas pelo juiz titular da Comarca de Barreirinhas, Fernando Barbosa de Oliveira Júnior, e pelo o promotor de justiça, Reinaldo Campos Castro Júnior.
Continua após a publicidade..
Idéia
O juiz Fernando Oliveira destaca que a idéia é repetir o que foi feito durante o ano de 2004, quando os coordenadores dos pólos organizaram um dia voltado para a conscientização política, que contou com a participação efetiva de pedagogos e membros da Justiça.
Segundo o magistrado, até a véspera das eleições, ocorrerão várias palestras em escolas e igrejas dos povoados. “Queremos fazer com que a população reflita melhor sobre a importância de sua participação política e elevar sua auto-estima, mostrando que possui o poder real de mudar o país através do voto”, explica.
Ele ressalta a necessidade de fazer com que o cidadão enxergue os aspectos positivos da política. “As pessoas estão naturalmente desanimadas com a política e seus representantes. Um de nossos objetivos é resgatar o interesse dele para essa questão”, insiste.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias