BRASÍLIA - A marca da auto-suficiência do país em petróleo, alcançada pela Petrobras, mereceu destaque do senador José Sarney (PMDB-AP) em pronunciamento feito da tribuna, nesta quarta-feira (26).
Segundo o parlamentar, a produção maior que o consumo do produto é resultado dos grandes e continuados esforços da empresa estatal ao longo de mais de meio século.
Sarney lembrou que, ao final do seu mandato comopresidente da República, em 1990, a Petrobras já produzia petróleo em profundidades de quase 500 metros, no Campo de Marimbá, na Bacia de Campos (RJ), marcando o início da escalada de águas profundas que levou a empresa à liderança mundial no setor, hoje com poços sob lâmina d'água de até dois mil metros.
O senador ressaltou que a abertura do setor, em 1997, depois de décadas de monopólio da estatal, não alterou sua capacidade tecnológica e econômica, uma vez que capitaneia as empresas transnacionais que acorreram ao Brasil.
- Aos que apostavam em seu colapso com a chegada da concorrência, a companhia respondeu sem mágicas nem protecionismos, provando ser a mais profissional das empresasestatais do Brasil. Aos que a queriam ver privatizada, mostrou que seus dirigentes e corpo técnico sabem conduzi-la com padrão de excelência de empresa privada, sem medo da competição - finalizou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.