SÃO LUÍS - Serão empossados no próximo dia 3 de abril os cinco membros do Conselho Tutelar de Santa Inês, eleitos no último domingo, dia 26. Votaram 4.876 eleitores, o que corresponde a 13,6% do eleitorado do município. Foi a terceira cidade a implantar o sistema eletrônico de votos para escolha dos conselheiros tutelares e a que teve maior índice de votação. Apenas São Luís e Fortuna haviam utilizado a votação eletrônica, com urnas e técnicos cedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Em Santa Inês foram eleitos, conforme nome registrado pela Comissão Eleitoral, Laurilene (921 votos), Gedeão (806), Esmeraldina (500) e Franciane (453) e releeita Ana Lúcia (363).
O processo eleitoral foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalizado pelas promotoras de justiça de Santa Inês, Núbia Zeile e Araceles Ribeiro.
Continua após a publicidade..
Foram destinadas 74 urnas eletrônicas distribuídas em oito seções eleitorais e duas zonas. As eleições ocorreram na zona urbana e em mais nove povoados.
O Conselho Tutelar é composto por cinco pessoas da comunidade que terão um mandato de três anos. Funciona desde 1991 e tem atribuição zelar pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem a função de atender crianças e adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos e de aplicar medidas de proteção.
Uma das atribuições do Conselho, também, é atender, escutar crianças e adolescentes, seus pais, a sociedade, as organizações e encaminhar todos os casos que sejam de seu conhecimento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias