BNDES financia projeto de conservação de acervos de universidade

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h26

RIO DE JANEIRO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apóia com cerca de R$ 165 mil, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos de Conservação de Acervos, 19 das 43 bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) que possuem coleções de obras antigas ou raras.

Os recursos, segundo a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Integradas da UFRJ, Paula Mello, estão sendo utilizados na compra de equipamentos de segurança e preservação, como circuitos fechados de televisão, desumidificadores do ar, bancadas de higienização, purificadores, sistemas antifurto e aspirador especial, entre outros.

Paula Mello disse que o objetivo principal da medida é "cumprir o compromisso da universidade, que é guardar essas coleções e mantê-las intactas para a humanidade, porque são obras eternas. Ou seja, fazer alguma coisa para guardar esse acervo, não só em termos de segurança, mas também em qualidade de armazenamento".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.