Haddad: 'Prejuízo será enorme se Fundeb não for aprovado nesta terça'

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h27

BRASÍLIA - O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é tema de debate nesta terça-feira no Senado. Em entrevista momentos antes da audiência pública, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que haverá um "prejuízo enorme" caso o Fundeb não seja aprovado pelos senadores para entrar em vigor ainda em 2006. Os parlamentares precisam votar a proposta de criação do fundo nesta terça-feira, último dia da convocação extraordinária e do ano legislativo de 2005.

- A cada dia que passa, é um prejuízo para uma criança do país, sobretudo das regiões mais pobres, que dependem da complementação da União para se manter na escola - ressaltou Haddad, acrescentando que há dois anos o MEC já discute com educadores de todo o país a importância do Fundeb.

No primeiro turno, o fundo foi aprovado na Câmara por 457 votos favoráveis e 5 contrários. No segundo turno, a aprovação foi por 399 votos favoráveis, 2 contra e 2 abstenções.

Continua após a publicidade..

O Fundeb está voltado para toda a educação básica, das creches ao segundo grau, e vai substituir o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), criado em 1996.

O novo fundo também pretende ampliar o número de vagas na pré-escola, ensino médio e na educação de jovens e adultos, além de desenvolver a infra-estrutura das escolas com investimento direto de R$ 4,5 bilhões ao ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.