Petrobras e Vale estudam acordo para produzir gás em Moçambique

Juliana Rangel - Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h31

RIO - A Vale do Rio Doce e a Petrobras deverão anunciar nos próximos dias um acordo para a produção e fornecimento de gás natural em Moçambique. A informação é do diretor da Área Internacional da estatal, Nestor Cerveró. Esta seria a primeira vez que a Vale do Rio Doce participaria de um projeto de produção de hidrocarbonetos.

Segundo o executivo, a idéia é que ambas as empresas desenvolvam um modelo de produção em conjunto. Posteriormente, o gás seria fornecido à Vale para a operação da mina de carvão de Moatize, adquirida em uma licitação em parceria com o grupo americano AMCI (5%). A concorrência foi ganha por cerca US$ 128 milhões, mas a empresa deverá investir um total de US$ 1 bilhão no projeto.

Cerveró, no entanto, não quis detalhar como se daria esta parceria. Ele também não especificou se o gás seria produzido em Moçambique. A Petrobras entrou no setor de exploração e produção offhore do país há dois meses, ao adquirir um único bloco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.