SÃO LUÍS - O coronel da Polícia Militar José Rui Salomão Rocha morreu na noite desta terça-feira na cidade de Fortaleza, capital cearense, vítima de um ataque cardíaco fulminante.
O corpo deve chegar em São Luís às 13h. O velório será na capela do Comando Geral da PM (Calhau) e o enterro serã amanhã de manhã, às 9h, no cemitério do Gavião.
Biografia
José Rui Salomão começou sua carreira militar no Exército. Formou-se no CPOR do Rio de Janeiro, onde atuou como 1º tenente por alguns anos.
Em seguida ele foi transferido para São Luís, onde foi integrado no 24º BC, lotado na Companhia Petrecho Pesado.
Já como capitão, José Rui ingressou na Polícia Militar na época do comando do coronel Dualibe. Na PM, mais precisamente no ano de 1974, José Rui Salomão implantou serviço de rádio-patrulha e o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar). Foi diretor da 3º Secção, diretor pessoal da PM e foi o responsável pela realização dos concurcos públicos para a PM.
Também ocupou os cargos de chefe do gabinete militar do governo de Epitácio Cafeteira e chefe do gabinete militar da Assembléia Legislativa, além de ter sido professor do curso de Administração da Uema, prefeito do município de Coroatá e presidente dos conselhos fical e deliberativo do Sampaio Corrêa.
O coronel José Rui Salomão foi agraciado com várias medalhas de honra ao mérito e também teve passagens pela comunicação maranhense, atuando nas Rádios Educadora e Mirante AM, onde apresentou um programa de esporte aos domingos.
Saudade
José Rui faleceu um dia antes do oitavo aniversário da conquista do Campeonato Brasileiro da Série C pelo Sampaio Corrêa.
- A gente perdeu uma grande pessoa, de coração humano - disse o coronel Azoubel Filho, amigo de José Rui há 37 anos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.