BANGCOC - As autoridades sanitárias da Tailândia confirmaram neste que uma criança de 1 ano em Bangcoc foi contaminada pelo vírus da gripe aviária, embora seu estado evolua bem em um hospital da capital.
As fontes disseram que a criança pode ter se contaminada com o vírus H5N1 ao entrar em contato com as aves que a família criava em casa.
A avó da criança também está internada com sintomas da gripe aviária e seu estado não é grave.
Além disso, um homem de 30 anos foi hospitalizado na sexta-feira com sinais de ter contraído a doença na província de Rayong, a maior produtora de ovos de pato do sul do país. Na sexta-feira, o Ministério de Agricultura também confirmou um novo foco do vírus em fazendas familiares de patos em Sudarat, área que permanecerá sob vigilância durante 21 dias.
Com o novo caso, sobe para 13 o número de áreas monitoradas por técnicos sanitários na Tailândia, onde a doença causou a morte de 13 pessoas. Na semana passada, o governo anunciou que começará a fabricar a versão genérica do Tamiflu, medicamento que reduz os sintomas da doença em humanos.
A gripe aviária já matou 64 pessoas no Sudeste da Ásia, 42 no Vietnã, 13 na Tailândia, cinco na Indonésia e quatro no Camboja.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.