Engarrafamentos tornam fuga de Rita uma 'armadilha mortal'

AgĂȘncias Internacionais

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 14h36

HOUSTON, Texas, EUA - Os gigantescos engarrafamentos causados pela fuga em massa do furacão Katrina e a escassez de combustível estão expondo milhares de pessoas a um risco não antevisto: estar presos no caminho enquanto as condiçÔes do tempo jå começam a ficar severas. O prefeito de Houston, Bill White, reconheceu que "estar na estrada é uma armadilha mortal" e pediu ajuda das forças armadas para ajudar motoristas que ficaram sem combustível. Na noite de quinta-feira, o engarrafamento chegou a 160 quilÎmetros por hora, e a situação não se solucionou durante a madrugada.

A Guarda Nacional estå enviando 5 mil caminhÔes-tanque de Austin para as rodovias US 290, US 59, Interestadual 45 e Interestadual 10.

- Temos pessoas presas no tråfego, mas temos 24 horas. Vamos ter combustível lå e vamos tirå-las dali - disse Steve McCraw, diretor de Segurança Interna para o estado do Texas.

Mas o prazo para as condiçÔes meteorológicas tornarem-se severas pode ser menor.

No que o jornal "Houston Chronicle" chamou de "início de um desastre pré-furacão", centenas de milhares de pessoas ficaram presas nos engarrafamentos das estradas em direção ao Norte.

AtĂ© 20 morrem em incĂȘndio de ĂŽnibus durante fuga do furacĂŁo

Até 20 pessoas morreram quando um Înibus pegou fogo ao Sul de Dallas, levando pessoas que fugiam da rota do furacão Rita, informaram emissoras de TV locais. As circunstùncias em que veículo pegou fogo ainda não estão claras.

O ĂŽnibus estava na Interestadual 45, e o incidente piorou o trĂąnsito numa rodovia jĂĄ congestionada pelo ĂȘxodo do furacĂŁo. Segundo agĂȘncias internacionais de notĂ­cias, os passageiros eram idosos, e um xerife do condado de Dallas confirmou que atĂ© 20 pessoas morreram.

A emissora de TV KHOU, de Houston, disse 45 idosos e doentes estavam no ĂŽnibus. HĂĄ relatos nĂŁo confirmados de que o fogo começou com um problema no freio e que tanques de oxigĂȘnio usados na assistĂȘncia aos passageiros explodiram em seguida. Com o veĂ­culo subitamente envolto em chamas, as equipes de resgate nĂŁo puderam se aproximar para tirar passageiros - muitos dos quais teriam dificuldade de locomoção.

Chuvas do perigoso furacĂŁo Rita chegam Ă  Louisiana

O perigoso furacĂŁo Rita estĂĄ mudando gradualmente de rumo e agora ameaça tocar a terra mais perto da jĂĄ devastada cidade de Nova Orleans, na Louisiana, do que previsto inicialmente, informou o Centro de Nacional de FuracĂ”es (CNH, na sigla em inglĂȘs) dos EUA. Em meio ao temor de uma nova tragĂ©dia, o presidente George W. Bush, criticado pela lenta resposta federal ao furacĂŁo Katrina, anunciou que visitarĂĄ o Texas na sexta-feira para ver de perto os preparativos de emergĂȘncia para o Rita.

Depois de atingir a categoria cinco, nível måximo na escala Saffi-Simpson, o Rita perdeu ligeiramente força nesta quinta-feira no Golfo do México e a velocidade de seus ventos eståveis caiu para 233 quilÎmetros por hora. No entanto, ele ainda é um perigoso furacão de categoria quatro, informou o centro americano.

Segundo a nova trajetĂłria mostrada pelos computadores do CNH, com sede em Miami, o ciclone se dirige paulatinamente rumo Ă  divisa dos estados do Texas e da Louisiana, onde estĂĄ parte da indĂșstria petrolĂ­fera do paĂ­s.

Rita se desloca no sentido oeste-noroesta a 17 quilĂŽmetros por hora e os meteorologistas prevĂȘem um giro gradual para o noroeste na sexta-feira e, nesta trajetĂłria, o olho do furacção se aproximarĂĄ do sudoeste da Louisiana e da costa noroeste do Texas amanhĂŁ, o boletim do CNH divulgado Ă s 21h (horĂĄrio de BrasĂ­lia).

As autoridades americanas emitram um alerta de tempestade tropical, advertĂȘncia de 24 horas, para o norte da desembocadura do rio Mississippi, atĂ© a foz do rio Pearl, incluindo a zona metropolitana de Nova Orleans e o lago Pontchartrain, ĂĄrea jĂĄ devastada pelo furacĂŁo Katrina do mĂȘs passado. TambĂ©m estĂĄ em vigor um alerta para tempestade tropical para o sudeste da costa da Louisiana.

ApĂłs receber pesadas crĂ­ticas por causa das falhas do governo federal em se preparar de forma adequada para a chegada do furacĂŁo Katrina, no mĂȘs passado, e dos atrasos em obter recursos federais para Nova Orleans, mesmo quando sobreviventes encurralados nos telhados das casas imploravam por ajuda, a Casa Branca estĂĄ se esforçando para mostrar Bush no comando desta vez.

- Ele farĂĄ uma parada para dar uma olhada de perto nos preparativos que estĂŁo sendo feitos para o furacĂŁo Rita - disse o porta-voz da Casa Branca Scott McClellan nesta quinta-feira.

Ele nao disse onde, no Texas, Bush iria parar.

Bush também visitarå uma base da Força Aérea no Colorado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.