TSE dará início à atualização cadastral no Maranhão

No Maranhão serão beneficiados 3.722.189 eleitores, das 92 Zonas Eleitorais.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h41

SÃO LUÍS - A partir de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral dará início à Atualizaão Cadastral. Primeiramente serão envolvidos somente os eleitores de 05 TRE’s, dentre eles, o TRE do Maranhão.

A atualizaão cadastral vai aperfeiçoar o atual sistema de identificaão do eleitor e será dividido em 02 fases. A primeira fase compreenderá o período de novembro de 2005 a dezembro de 2009. Nesta fase o eleitorado foi dividido em 06 grupos – O TRE do Maranhão consta no primeiro grupo (período de 10 novembro/2005 a 5 de maio/2006), juntamente com Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. Estes Estados passarão a expedir o título de eleitor com fotografia, impressão e assinatura digitais, além dos números dos documentos de CPF e carteira de identidade.

No Estado do Maranhão serão beneficiados 3.722.189 eleitores, das 92 Zonas Eleitorais, abrangendo os 217 municípios.

O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizará aos TRE’s envolvidos Kit’s para a viabilizaão do novo título. Os Kit’s serão compostos de 01 computador, câmara fotográfica digital, scanner ótico para a captura da impressão digital e scanner coletor de assinatura. Serão entregues para o TRE do Maranhão 501 Kit’s, que deverão ser distribuídos atendendo o número de eleitores de cada zona.

A participação do eleitor na atualização cadastral é de fundamental importância, uma vez que o atual título deixará de existir, e os eleitores poderão contar com um título eleitoral com foto e mais dados. Deverão participar da atualizaão aqueles maiores de 18 anos, devendo ser facultativo para os analfabetos, para os maiores de 70 anos, e para os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.