Festejo de Santo Antônio vai ser iniciado amanhã

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h44

SÃO LUÍS - Começará amanhã o tradicional festejo de Santo Antônio que este ano tem como tema “A Eucaristia, fonte da vida e da missão”.

O evento, que acontecerá na igreja de Santo Antônio, no Centro, se estenderá até dia 13 de junho, dia consagrado ao padroeiro, com uma vasta programação. Diariamente haverá alvorada, às 6h, seguida de missa às 6h30; trezena, às 18h30; missa às 19h e, às 20h30, animação cultural e venda de comidas típicas no largo da igreja.

Santo Antônio tem grande popularidade em São Luís, onde o povo costuma invocá-lo com fé e devoção. Este ano, a Arquidiocese e a igreja de Santo Antônio montaram a programação da festa com o lema “A missão eucarística de Santo Antônio”, que será desenvolvida por convidados com subtemas:

Dia 1: “Santo Antônio, o ministro orante do ressuscitado”;

Dia 2: “A pregação amorosa e solidária de Santo Antônio”;

Dia 3: Santo Antônio e o louvor do Pai”;

Dia 4: “A Comunhão eucarística e a solidariedade fraterna”;

Dia 5: o tema será “A compaixão de Jesus””;

Dia 6: “As bem-aventuranças na vida de Santo Antônio”;

Dia 7: “Pela Eucaristia somos luz e sal da Terra”; Dia 8: “Contemplar com Antônio o rosto de Cristo”; Dia 9: “Santo Antônio, o profeta da solidariedade e da justiça”;

Dia 10: “O ministério eucarístico de Santo Antônio”;

Dia 11: “Santo Antônio – o servo fiel e solidário”

Dia 12: o assunto a ser tratado será “A Eucaristia princípio e projeto da missão”.

Ponto alto

Dia 13, ponto alto do festejo, haverá alvorada às 5h30 e missas às 6h30, 9h, 12h e às 16h30, seguida de procissão e missa campal.

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.

Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os 25 anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.

Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar à Europa, permanecendo em um eremitério na Itália.

Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade. Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.