CHICAGO, EUA - Quanto mais as crianças de 4 anos assistem a televisão mais elas estão propensas a se tornar tiranas tempos depois na escola, informou um estudo nesta segunda-feira.
Ao mesmo tempo, crianças cujos pais lêem para elas, levam-nas para viagens e geralmente prestam atenção nelas têm menos chance de se tornar intimidadoras, acrescentou o estudo da Universidade de Washington.
A tirania pode agora ser adicionada "à lista de potenciais conseqüências negativas do fato de se assistir a TV em excesso, ao lado de obesidade, falta de atenção e outro tipos de agressão", disse Frederick Zimmerman, que liderou o estudo.
- Nossos achados sugerem algumas medidas que pode ser tomadas com crianças para potencialmente ajudar a prevenir o comportamento intimidador. Aumentar o estímulo cognitivo e limitar a exposição à televisão no início do desenvolvimento da criança pode reduzir o risco de se produzir jovens tiranos - acrescentou Zimmerman.
O estudo em Washington trabalhou com dados obtidos com 1.266 crianças, cujo comportamento - de acordo com observações de suas mães - foi acompanhada entre 6 e 11 anos de idade. No geral, 13% das crianças se revelaram tiranas.
A pesquisa também levou em conta os estímulos que as crianças receberam, medidos por excursões, leitura e brincadeiras, e qual foi o papel que os pais desempenharam no ensino das crianças.
Se a criança fez refeições juntamente com os pais, se os pais conversaram com as crianças quando estavam trabalhando também foram medidos, ao lado da média de horas que os menores gastam assistindo a televisão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.