SÃO LUÍS - Em função do alto índice de casos de câncer de colo uterino no Maranhão, a Fundação Antônio Jorge Dino realizou uma ação preventiva no Colonial Shopping, no Centro da cidade, em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher. Durante todo o dia, dezenas de mulheres realizaram o exame Papanicolau, que consiste no recolhimento de material do colo uterino para exame em laboratório.
O exame é a forma mais barata e mais simples de prevenir o câncer no colo do útero, que no Maranhão, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deverá atingir cerca de 560 mulheres. Só na capital serão 250 novos casos da doença. A equipe que realizou os exames no shopping era formada por quatro atendentes e duas enfermeiras.
De acordo com a enfermeira Ariane Santana Silva, a maioria das mulheres que fez o preventivo está há mais de um ano sem realizar o exame. “A procura foi acima do esperado. Até o meio da tarde, mais de 60 mulheres fizeram o exame. Algumas ficaram tímidas, mas todas entenderam que essa ação é importante para a saúde delas”, comenta Ariane.
Os resultados dos exames serão entregues no Hospital Aldenora Belo, no dia 21 de março. “Um ginecologista fará a entrega do resultado e, caso necessário, receitará medicamentos e solicitará a realização de novos exames”, complementa ela.
O exame Papanicolau é indicado a todas as mulheres, entre 25 e 59 anos, que já tiveram ou mantêm atividade sexual. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente, mas caso dois exames seguidos (em um intervalo de 1 ano) apresentarem resultados normais, ele pode passar a ser feito a cada três anos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.