BRASÍLIA - Os deputados Jamil Murad (PCdoB-SP), Carlos Abicalil (PT-MT) e Murilo Zauith (PFL-MS), integrantes da Liga Parlamentar Árabe-Brasileira, atuarão como observadores das eleições na Palestina, marcadas para o próximo domingo (9).
A União Européia, o Canadá e os Estados Unidos também vão enviar observadores para garantir a segurança do pleito que vai escolher o sucessor de Yasser Arafat, falecido em novembro do ano passado. A União Européia já anunciou o envio de 260 observadores. "A presença de delegações internacionais tem o sentido de legitimar o espírito democrático", explica Jamil Murad.
O parlamentar acredita que a legitimação do processo eleitoral é um passo importante para "cobrar uma nova atitude do mundo na conquista do Estado palestino".
Dez candidatos
De acordo com o comitê que dirige as eleições, são dez os candidatos ao posto de presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Entre eles está o atual presidente interino da ANP, Mahmud Abas, único candidato do movimento Fatah, fundado por Yasser Arafat. Ele é considerado o favorito nas eleições.
Dados do comitê indicam ainda que cerca de 71% da população palestina estão qualificadas para participar do pleito. Pouco mais de 1,3 milhão de pessoas já estão registradas para votar no próximo domingo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.