Teresina: Sílvio Mendes abre vantagem de 15 pontos

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 14h57

TERESINA - A duas semanas do segundo turno das eleições, o candidato do PSDB, Sílvio Mendes, está 15,16 pontos percentuais à frente da candidata do PMDB, Adalgisa de Moraes Souza, na disputa pela Prefeitura de Teresina.

A pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Ipop), do jornal Meio Norte, realizada nos últimos dias 13 e 14, mostra que, se a votação fosse hoje, o tucano venceria por 51,83% contra 36,67% de Adalgisa Moraes Souza. Nos votos válidos, o placar é de 58,56% para Sílvio Mendes a 41,44% para Adalgisa de Moraes Souza.

Embora os dados das pesquisas anteriores, que simulavam segundo turno, não possam ser comparáveis com os atuais, segundo o Ipop - uma vez que antes eram hipotéticos e agora é uma situação real -, a vantagem de Sílvio Mendes sobre Adalgisa de Moraes Souza nunca ficou abaixo de 15 pontos.

O presidente do Ipop, estatístico e professor universitário João Batista Teles, afirmou que os índices de intenção de voto permitem estimar que, se as eleições fossem hoje, Sílvio Mendes venceria as eleições para prefeito com uma diferença de 58.649 votos em relação à candidata peemedebista, Adalgisa de Moraes Souza. Essa estimativa é válida se houver o mesmo índice de comparecimento de eleitores do primeiro turno, que foi de 85%.

A pesquisa Ipop - Jornal Meio Norte aponta que os eleitores indecisos são 7,5% e os que pretendem anular ou votar em branco são 4%. Esses dois segmentos do eleitorado somam 11,5%. A margem de erro é de 3,92% para mais ou para menos.

O Ipop ouviu 600 eleitores de Teresina. A pesquisa é um levantamento por amostragem por cotas de sexo, idade, grau de instrução, renda do chefe do domicílio e zona administrativa do município - SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano). Foram entrevistados eleitores residentes em 80 bairros. A pesquisa está registrada no Cartório da 2ª Zona Eleitoral de Teresina.

Com apenas dois candidatos na disputa, a rejeição a Adalgisa de Moraes Souza continua alta no segundo turno. De acordo com a pesquisa Ipop-Jornal Meio Norte, 45,67% dos eleitores afirmam que não votariam na candidata peemedebista de jeito nenhum. Dizem o mesmo em relação a Sílvio Mendes 31,17% dos teresinenses.

Continua após a publicidade..

O índice de rejeição é o percentual dos eleitores que dizem que não votariam de jeito nenhum no outro candidato. O presidente do Ipop, João Batista Teles, afirmou que na metodologia da pesquisa do instituto o eleitor pode rejeitar, se quiser, os dois candidatos.

Como a metodologia é diferente da utilizada no primeiro turno, quando estavam na disputa nove candidatos, não é possível fazer comparações com os resultados do 2º turno.

Quando indagados pelos pesquisadores do Ipop em quem votariam para prefeito, sem apresentação das opções, 48,50% dos eleitores de Teresina responderam que votariam em Sílvio Mendes e 33,67% em Adalgisa de Moraes Souza para a Prefeitura de Teresina no segundo turno da eleição. 17,83% disseram espontaneamente que pretendem deixar em branco ou votar nulo ou estão indecisos.

O levantamento confirma que Sílvio Mendes recebe a maior parte dos votos de todas as faixas de renda. Ele ganha de longe entre os que têm nível superior (66,67%) contra 25% de Adalgisa. Entre os eleitores que têm pelo menos o ensino médio como grau de instrução, 57,92% votam em Sílvio Mendes e 31,69% votam em Adalgisa no segundo turno. A pesquisa levantou 59,46% dos eleitores teresinenses analfabetos votariam em Adalgisa de Moraes Souza no segundo turno e 21,62% em Sílvio Mendes. Entre os eleitores semi-alfabetizados, 45,45% votam em Adalgisa de Moraes Souza e 40,91% em Sílvio Mendes.

Sílvio Mendes ganha em todas as faixas de renda, sendo que a menor diferença é entre os eleitores cujo chefe do domicílio não ganha mais de um salário mínimo por mês. Nesse segmento, Sílvio Mendes tem 45,76% das intenções e Adalgisa 41,69%.

O candidato do PSDB, Sílvio Mendes, ganha em todas regiões geográficas de Teresina. O maior índice está na abrangência da SDU (Superintendência de Desenvolvimento e Meio Ambiente) Centro-Norte, com 54,19% contra 35,96% para a candidata do PMDB, Adalgisa de Moraes Souza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.