Comício contra corrupção eleitoral encerra em São João dos Patos

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h58

SÃO LUÍS - O movimento de combate à corrupção eleitoral encerra nesta sexta-feira, dia 1º, a série de comícios da cidadania e audiências públicas realizados nos municípios maranhenses.

O último comício da cidadania acontecerá em São João dos Patos, às 19h, na praça da Igreja Matriz, com ato público e show do cantor maranhense Tom Kleber.

Na última terça-feira, cerca de três mil pessoas participaram do comício em São Raimundo das Mangabeiras, onde além do ato público e show de artistas da região, foi feita a premiação do concurso de redação “Quanto vale um voto’.

Os comícios e audiências públicas aconteceram em municípios localizados em áreas estratégicas do Estado, para que a população de outras cidades pudesse participar do movimento, deslocando-se aos municípios mais próximos.

De acordo com o promotor de justiça de Pastos Bons, Giovanni Papini Cavalcanti, que integra Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral, é a primeira vez que o movimento alcança todo o Maranhão. A campanha começou em Alto Parnaíba, no ano 2000.

Segundo Giovanni Cavalcanti, o movimento que antes era realizado por promotores e juizes eleitorais em suas comarcas este ano teve o engajamento também das associações do Ministério do MP e dos Magistrados, além da OAB, lideranças da igreja e de entidades de classe e da sociedade civil.

Só em Pastos Bons, o MP está investigando 12 denúncias contra candidatos do município e das cidades de São Domingos do Azeitão e Nova York do Maranhão. Os casos que envolvem compra e venda de votos e uso da máquina administrativa foram levados pela população ao Comitê Municipal e à Promotoria de Justiça. Essas denúncias são baseadas na lei 9.840/99 que alterou o Código Eleitoral e o artigo 41 da lei 9504/97.

Com as informações a Assessoria de Comunicação do MPE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.