Candidatos a prefeito de São Luís criticam pesquisa do Ibope

Concorrentes dizem que percentuais não retratam o atual quadro eleitoral.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h59

SÃO LUÍS - Candidatos a prefeito de São Luís criticaram ontem o resultado da última pesquisa do Ibope, divulgada anteontem. O instituto indicou uma decisão em dois turnos na capital maranhense, apontou queda no índice de votos de Tadeu Palácio (PDT) e Ricardo Murad (PSB), crescimento de João Castelo (PSDB), Helena Heluy (PT) e Edivaldo Holanda (PTC), e estagnação de Luiz Noleto (PSTU).

Para Ricardo, o Ibope errou. “Nós estamos acompanhando a campanha com pesquisas internas. E em todas há números totalmente diferentes”, disse o candidato. Ele aponta que o único ponto correto da pesquisa é a confirmação da tendência de queda de Tadeu Palácio, já confirmada por outros levantamentos. “No próprio Ibope ele vem caindo. Primeiro, de 51% para 48%. Agora, de 48% para 46%”, disse. Na avaliação de Murad, não só os erros no sistema da meia-passagem afetaram a candidatura de Palácio. “A queda do prefeito se deu mais pela fragilidade do seu discurso, pela falta de conteúdo”.

Noleto disse que não pauta a campanha por pesquisas, mas achou estranho que o Ibope o reduza a 1%, quando outras pesquisas demonstravam uma tendência de crescimento. “No meu caso, não houve nenhum fato que justificasse a queda”, ponderou. Noleto duvida também que Castelo tenha mesmo 30% dos votos e considera que o crescimento de Edivaldo Holanda “foi por causa daquele evento evangélico que ele fez na semana passada (o encontro 100% Jesus)”.

Castelo disse que recebeu com humildade o resultado do Ibope, e que seu crescimento é fruto do trabalho que vem realizando. O candidato do PSDB disse nunca ter tido dúvidas do segundo turno. “O povo de São Luís é inteligente e politizado, e sabe que precisa analisar um pouco mais os principais candidatos antes de decidir”, frisou. “A pesquisa verdadeira, no entanto, é aquela do dia 3 de outubro”, completou.

Apesar de ter sido o candidato que mais cresceu, segundo o Ibope, Edivaldo Holanda demonstrou-se o mais irritado com o resultado da pesquisa. “Não considero isso um crescimento. Isso é uma revelação do que já existia e estavam escondendo.

Eles apenas me creditaram parte do que tenho”, reclamou o candidato. Para Edivaldo Holanda, “é um crime o que estão fazendo” com a sua candidatura. “É um crime contra a população. Os institutos, para não se desmoralizar, vão mostrar agora a situação real das pesquisas. Mas considero um preconceito contra minha candidatura, claramente para me prejudicar”.

Na avaliação de Holanda, só o prefeito pode cair. “É natural, como ele é o líder, e estava alto, a tendência agora é baixar”, frisou. Para a assessoria de Palácio – que não foi localizado por O Estado –, a pesquisa foi considerada normal, com variações dos candidatos apenas dentro da margem de erro (de 3,5 pontos percentuais). Helena Heluy, em meio aos preparativos para uma caminhada, ontem à tarde, disse apenas que a pesquisa “está ok”.

AGENDA DOS CANDIDATOS:

Ricardo Murad – A assessoria do candidato não informou a agenda.

Tadeu Palácio – Fará comícios à noite no Ipem/São Cristóvão e no Cohatrac.

Edivaldo Holanda – Pela manhã, se reunirá com lideranças comunitárias e com a coordenação da campanha. À tarde, concederá entrevista a rádio comunitária e gravará programas eleitorais. À noite, participará de reuniões com lideranças nos bairros Bom Jesus e Divinéia.

Helena Heluy – Fará carreata no São Francisco pela manhã; participará de feijoada na Associação Renascença e de carreata na Madre Deus e adjacências, à tarde. À noite, terá reunião com líderes comunitários no Jardim Tropical.

João Castelo – Visitará a feira do Coroadinho e fará palestra para estudantes, pela manhã. À tarde, terá reuniões na Associação de Moradores da Vila Natal e com líderes políticos no Lítero. À noite, participará da cruzada evangélica no bairro do Bonfim, de reunião com moradores do Cohatrac e de comício no Bairro de Fátima.

Luiz Noleto – A assessoria do candidato não informou a agenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.