Candidatos de São José de Ribamar debatem na Rádio Mirante AM

Rádio Mirante AM e Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

SÃO LUÍS - A Rádio Mirante AM realiza na próxima segunda-feira (16), o debate entre os três candidatos a prefeito de São José de Ribamar.

Alberto Franco, da Coligação 'Forte é o Povo'; Júlio Matos, da Coligação 'Frente Única Ribamarense' e Luís Fernando Silva, da Coligação 'São José de Ribamar Melhor Para Todos' participaram esta semana de entrevistas na Rádio Mirante AM e na TV Mirante.

Os candidatos foram entrevistados dentro do Programa Eleições 2004, na Rádio Mirante AM e no JMTV1, na TV Mirante e discutiram os principais problemas de São José de Ribamar.

Agora, os três candidatos estarão frente a frente no auditório do Sistema Mirante no debate que será realizado pela Rádio Mirante AM. O mediador será o jornalista Roberto Fernandes.

O debate terá 2h de duração e será dividido em 5 blocos. Nos blocos ímpares (1, 3 e 5) os candidatos farão perguntas entre si. Nos blocos pares (2 e 4) serão sorteados temas para cada candidato.

Os temas definidos com os representantes das coligações para os blocos determinados (2 e 4) foram: educação, saúde, emprego, turismo, saneamento, segurança, cultura, esporte e lazer, abastecimento, metropolização e programas sociais.

Na abertura do debate, cada candidato terá 1 minuto para dizer porque querem ser prefeito de São José de Ribamar. No final, cada um terá 2 minutos para as considerações finais.

Entrevistas

Durante esta semana, os três candidatos participaram de entrevistas na Rádio Mirante AM e TV Mirante.

'Governo Federal está roubando o município', diz Alberto Franco

O candidato à prefeitura de São José de Ribamar, deputado Alberto Franco disse em entrevista à Rádio Mirante AM e TV Mirante que o município está recebendo menos recursos do Governo Federal do que deveria.

Segundo o candidato, o município recebe os repasses do Fundo de Participação do Município (FPM), do Fundef e do SUS como se fosse um município de 89 mil habitantes, quando na verdade ele já possui mais de 200 mil.

- O Governo Federal, através do IBGE e da Funasa, vem roubando o município de São José de Ribamar. Para calcular os recursos para a cidade, o governo utiliza um censo de 1989, quando só havia 89 mil habitantes - denunciou o candidato.

Alberto Franco falou também sobre o potencial turístico de São José de Ribamar. Segundo ele, grande parte dos turistas que visitam o Maranhão passam pela cidade santuário, mas não geram lucros para o município:

- O turista vem para o Maranhão, e gasta todo o seu dinheiro em São Luís. Quando chega em Ribamar, o turista almoça, aprecia as belezas da cidade e vai embora. Nós estamos planejando a criação de um centro comercial, entre outras formas de fazer com que esse turista deixe recursos na cidade - disse Franco.

O candidato falou também que pretende investir no setor produtivo, estimulando o surgimento de cooperativas, para que o município não dependa exclusivamente de recursos federais:

- Nós vamos dar incentivo para a abertura de crédito. Queremos colocar o povo de Ribamar para trabalhar através de cooperativas. Quando o trabalhador tem seu emprego, nos estamos resolvendo ao mesmo tempo o problema da saúde e da educação.

Júlio Matos admitiu que contratou sem concurso

O candidato à prefeitura de São José de Ribamar, Júlio Matos (PDT), admitiu em entrevista à Rádio Mirante AM, que contratou servidores sem concurso público e que deixou salários atrasados no período em que foi prefeito do município, entre 1993 e 1996:

- Fui processado por contratar sem concurso público, e tenho orgulho por ter sido condenado. Fui condenado por empregar mães pobres e pais pobres da minha cidade. - disse o médico.

Júlio Matos concluiu, em entrevista à TV Mirante, que "faria tudo de novo" se fosse necessário.

Sobre as críticas desferidas por outros candidatos, que dão conta que o candidato deixou salários atrasados no município, o ex-prefeito confirmou que a folha de pagamento não foi cumprida:

- É verdade. Eu peguei o período de transição entre o cruzeiro e o real, e isso gerou problemas no pagamento da folha. Agora, se trouxerem um documento dizendo que eu desviei verba pública eu deixo de ser candidato. - disse Júlio Matos.

Sobre seu plano de governo, Júlio Matos disse que pretende dar ênfase à capacitação dos jovens que saem do ensino médio e aos programas de geração de emprego.

Outro projeto do candidato é a compra de uma fábrica de asfalto, para atender à necessidade da cidade, além de gerar empregos prestando o serviço aos outros municípios da ilha.

Luís Fernando Silva promete asfaltar todas as vilas

O candidato Luís Fernando Silva, da Coligação 'São José de Ribamar Melhor Para Todos', apresentou sobre suas propostas para o município ribamarense, em entrevistas concedidas à TV Mirante e à Rádio Mirante AM. O candidato prometeu pavimentar todas as ruas de todas as vilas da cidade santuário:

- Não vou sair da administração sem pavimentar todas as ruas das vilas de São José de Ribamar. Eu vou ficar conhecido como o prefeito das vilas. - afirmou Luís Fernando Silva.

- São José de Ribamar precisa gerar, nos próximos quatro anos, 5 mil empregos. E eu garanto que isso será feito, porque não é difícil. Nós pretendemos criar postos de trabalho na área do turismo. A gente precisa explorar áreas do turismo que ainda não são exploradas, por exemplo o turismo ecológico, em locais como a Ponta do Caúra e a Ponta Verde - disse o candidato.

Continua após a publicidade..

Sobre a reforma administrativa do município, Luís Fernando Silva disse que pretende instalar "no mínimo" seis sub-prefeituras:

- A gente precisa descentralizar o governo municipal. Levar o governo para perto do cidadão. Facilitar as reivindicações e o controle social - defendeu o candidato.

Luís Fernando Silva lançou crítica aos candidatos que não residem no município em que se candidatam:

- Eu acho imprescindível que o candidato more em São José de Ribamar. Lamentavelmente, eu vi candidatos assumindo que moram em São Luís. Eu acho isso um pouco complicado, porque o eleitor quer alguém que conheça a cidade e que more na cidade. - disse.

Na área do turismo, o candidato defendeu a implementação do turismo marítimo na cidade, além do turismo ecológicos em áreas como a Ponta do Caúra e a Ponta Verde. Sobre a receita do município, o candidato disse que pretende empregar melhor os impostos coletados:

- Tem gente que pensa que cobrar impostos não dá voto. Cobrar imposto dá voto sim, se cobrar de quem pode pagar e retornar em serviços para toda a comunidade. - concluiu.

Perfil dos Candidatos

Alberto Franco - Coligação 'Forte é o Povo'

Alberto Franco nasceu no município de Cururupu. Aos 10 anos veio morar em São Luís. Tem 41 anos e é pai de três filhos.

É formado nos cursos de Letras e Pedagogia e está concluíndo o curso de Ciências Jurídicas. Foi professor da Rede Pública de Ensino durante 20 anos.

Foi diretor de associações de moradores e sindicato, chefe de gabinete da vice-presidência do Tribunal de Justiça, assessor da Corregedoria Geral de Justiça e Tabelião e Oficial de registro da Comarca de São José de Ribamar.

Em 2000, foi eleito vereador de São Luís. Em 2002, foi eleito deputado estadual.

É candidato a prefeito de São José de Ribamar pela Coligação 'Forte é o Povo'.

Júlio Matos - Coligação 'Frente Única Ribamarense'

Júlio Matos nasceu em São Luís. Tem 52 anos. É pai de quatro filhos.

É formado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização na Universidade de Ribeirão Preto, no interior paulista.

Foi professor de química entre os anos de 1978 a 1990.

Atualmente é médico da Maternidade Benedito Leite estando licenciado para concorrer nas eleições 2004.

Foi eleito prefeito de São José de Ribamar para o período de 1993 a 1996.

Foi candidato a prefeito de São José de Ribamar em 2000 e perdeu pela diferença de 180 votos.

Júlio Matos é candidato à Prefeitura de São José de Ribamar pela Coligação 'Frente Única Ribamarense'.

Luís Fernando Silva - Coligação 'São José de Ribamar Melhor Para Todos'

Luis Fernando Silva tem 49 anos. É casado e pai de dois filhos.

É formado em Economia e Ciências Contábeis.

É pós-graduado em Planejamento, Teoria Econômica e Auditoria e ex-professor de graduação, Pós-Graduação e Extensão na Universidade Federal do Maranhão.

Luis Fernando Silva exerceu os cargos de diretor da Cohab, diretor geral da Assembléia Legislativa, secretário da Fazenda do município de Caxias, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Auditor Geral do Estado, Gerente de Estado de Desenvolvimento Social quando coordenou a habitação, assistência social, o Programa Primeiro Emprego, agricultura familiar e reforma agrária.

Foi também, Gerente de Estado de Planejamento e por último Gerente de Estado de Educação.

Luís Fernando Silva é candidato a prefeito de São José de Ribamar pela Coligação 'São José de Ribamar Melhor Para Todos'.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.