SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) reúne na próxima terça-feira, 25, lideranças empresariais de todo o estado. Na pauta a discussão sobre os projetos prioritários definidos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial do Maranhão, elaborado no ano passado.
A discussão passará ainda pela substituição de produtos que o Maranhão adquire de outros estados; o funcionamento do Centro Internacional de Negócios (CIN) e linhas de financiamento, com consultores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O coordenador do Plano Estratégico, Marco Antônio Moura, explica que o estudo indica o caminho a ser seguido pela sociedade e, principalmente, pelo empresariado local na promoção de mudanças que levem ao desenvolvimento e fortalecimento da indústria do Maranhão. O Plano Estratégico aponta 59 projetos - nas áreas de infra-estrutura e de adensamento das cadeias produtivas - que deverão ser concretizados em um período de 20 anos.
Nesta fase inicial estão sendo implementados quatro projetos que passam pela educação de jovens e adultos, capacitação empresarial, promoção de jovens empreendedores e educação tecnológica e profissional. "Além da reunião que acontecerá em São Luís nesta terça-feira, 25, outros encontros técnicos irão ocorrer em Balsas, Imperatriz, Caxias e Santa Inês. "A participação é aberta a todos os empresários do estado. O que queremos é o compromisso do segmento empresarial com as propostas contidas no Plano Estratégico", falou Moura, acrescentando que a concretização dessas idéias depende de um esforço coletivo.
Do BNDES estarão a administradora Valéria da Costa Martins e o economista Eduardo Lourenço Pires. Os dois, que integram o Departamento de Relações com Agentes Financeiros e outras Instituições, ministram a palestra "O BNDES como ferramenta de desenvolvimento do Maranhão". Paralelo ao evento principal, agentes financeiros do estado poderão tirar dúvidas sobre projetos e linhas de financiamento disponibilizados pelo BNDES.
A abertura do evento será às 15h, no auditório da FIEMA. Às 15h30, acontece a palestra " Potencial de substituição de produtos importados pelo Maranhão", com base em estudo feito pelo CAMPI, com o consultor José Henrique Braga Polary. O Centro Internacional de Negócios (CIN), da FIEMA, será apresentado aos empresários por Rogério Vinhas, coordenador do CIN. Em seguida acontece a apresentação da 1ª etapa de implementação do Plano Estratégico, com Marco Moura. O ciclo de palestras será encerrado com o BNDES.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Fiema.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.