Médico consegue recorde mundial ao jejuar por 49 dias

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 15h05

REUTERS - Chen Jianmin, doutor de medicina tradicional chinesa, alcançou um novo recorde mundial ao jejuar durante 49 dias durante os quais só bebeu água, informou hoje, sábado, a imprensa local.

Chen perdeu 20 quilos durante os 49 dias que durou seu jejum, vigiado permanentemente por vários juízes, enquanto permanecia fechado em uma caixa de vidro pendurada em um precipício a 14 metros do solo, na província interior de Sichuan.

Duas pessoas ajudaram Chen a sair da caixa, quando completaram ontem os 49 dias de jejum, com os quais superou a marca estabelecida pelo mágico americano David Blaine, que agüentou 44 dias.

Segundo os juízes, Chen se levantava a cada dia ao redor das cinco da manhã, lia durante várias horas, e passava o resto do dia meditando e falando por telefone com seus admiradores, de quem recebia uma média de 200 chamadas diárias.

As revisões médicas realizadas demonstram que Chen está são, embora muito magro, mas o médico tentará recuperar peso descansando em seu povoado natal.

Segundo a imprensa, Chen se propôs a conseguir um novo recorde mundial para demonstrar a eficácia do qigong (meditação) e a prática da medicina tradicional chinesa, que lhe ajudaram a superar as dificuldades físicas do jejum.

Chen diz ter realizado outros experimentos deste tipo em 1987, 1994 e 1999, embora naquelas ocasiões parece que a água continha complementos vitamínicos.

A nova marca de Chen não será no entanto incluída no Livro Guiness dos Recordes já que a empresa não outorga reconhecimentos por jejuar, já que o considera muito perigoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.