REUTERS - Assim como as caixas-pretas permitem gravar o histórico do funcionamento de aviões, um dispositivo desenvolvido pela Nasa (agência espacial norte-americana) registra os dados do funcionamento biológico de uma pessoa.
O dispositivo batizado de CPOD (Equipamento de Observação Fisiológica da Tripulação, na sigla em inglês), criado para monitorar os sinais vitais de astronautas no espaço, grava dados de inúmeras funções biológicas, tais como alterações no ritmo cardíaco ou mudanças na oxigenação do sangue.
De acordo com a Nasa, o dispositivo tem o tamanho de um mouse de computador e pode ser mantido confortavelmente junto ao peito enquanto se dorme.
O CPOD armazena dados de até oito horas de funcionamento do corpo e transmite as informações para um computador sem a ajuda de fios. Assim, o aparelho pode detectar problemas físicos e enviar sinais de alerta a médicos. Por esta razão, além das aplicações espaciais, o dispositivo pode ser útil na Terra.
Recentemente, a Nasa o testou em exploradores que seguiam em direção a um dos mais altos lagos do mundo, no cume do vulcão Lincabur, no Chile.
A milhares de quilômetros de distância dali, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, os pesquisadores monitoravam os dados médicos enviados por satélite.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.