PASADENA, Califórnia - O robô Opportunity sinalizou aos engenheiros do Laboratório de Propulsão de jatos da Nasa, em Pasadena, no sábado que já se dirigiu à superfície de Marte para iniciar sua missão de explorar a história geológica do planeta e procurar por sinais da existência de água.
- O veículo já deve estar na superfície a esta altura. Provavelmente já realizamos sua egressão - disse o gerente da missão James Erickson.
A equipe teve aguardar cerca de 90 minutos por uma confirmação da nave Odyssey de que a Opportunity teria vencido com sucesso os três metros de rampa que o separavam da plataforma da base para a superfície do planeta.
O robô de seis rodas recebeu instruções para transmitir imagens de sua nova posição no Meridiani Planum para a nave Odyssey, que depois retransmitirá as informações.
- Esperamos ver imagens da base sem o robô sobre ela e do solo em frente - disse Erickson.
O controle da missão "acordou" o robô Opportunity para a sua movimentação em direção à superfície de Marte em seu sétimo dia de jornada naquele planeta, com a música de Bruce Springsteen. "Born to run" (Nascido para correr).
O controle da missão instruiu o robô a acionar um acessório pirotécnico que cortou o último cabo que o prendia à base, e a avançar cerca de dez centímetros, para testar seus sistemas de mobilidade numa manobra conhecida como "solavanco de egressão".
- Todos os subsistemas nos dizem que eles estão prontos. Tudo vai bem com o veículo. Não há razões para recuar - disse Erickson.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.