SÃO LUÍS - 26 novos juízes de direito, aprovados no último concurso promovido pelo Tribunal de Justiça, tomaram posse em sessão realizada nesta terça-feira, no auditório do TJ-MA. Eles foram empossados em cerimônia dirigida pela presidente do Tribunal, desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves. A solenidade de posse contou ainda com a participação dos desembargadores, juízes, advogados, autoridades estaduais e familiares dos novos magistrados.
A primeira colocada no concurso, Jaqueline Reis Caracas, 27 anos, que falou em nome de todos os aprovados, disse estar concretizando a realização de um sonho, acalentado desde os tempos da faculdade. Formada em Direito pela UFMA, em 2000, vê na magistratura uma árdua e desafiadora
missão. "Julgar nossos semelhantes não é tarefa fácil, requer muita serenidade, sensibilidade e consciência de nossa responsabilidade", ensina.
Num momento em que o Judiciário brasileiro é bastante questionado, Jaqueline Caracas, que irá assumir a comarca de Bequimão, de 1ª entrância, tem a expectativa de contribuir para o engrandecimento da Justiça e desempenhar o seu papel à altura dos anseios dos jurisdicionados.
Com apenas 24 anos, Francisco Soares Reis Júnior, é o mais novo juiz aprovado. Assim como sua colega está cheio de esperança e otimismo. "Acho que o Judiciário se revitaliza com concursos desse tipo, ao ter o ingresso de pessoas com novas idéias e uma visão mais democrática", analisa.
Ao fazer a saudação aos novos magistrados, a desembargadora Nelma Sarney, que integrou a Comissão Organizadora do Concurso, parabenizou-lhes pela vitória alcançada, mas também destacou a conquista do Tribunal de Justiça.
"A desembargadora Etelvina se empenhou intensamente para realizar o concurso e ampliar o quadro de juízes, melhorando a prestação jurisdicional", enfatizou.
Em seu discurso, a desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves também enalteceu a vitória dos juízes empossados e fez questão de acentuar os esforços de sua gestão para proporcionar a juízes e serventuiários da justiça melhores condições de atendimento aos seus jurisdicionados. "Estou com a sensação do dever cumprido, pois dediquei cada dia de meu mandato em empreender ações que possibilitassem a consecução desse objetivo, resultando assim a construção, reforma e ampliação de 28 unidades forenses, além de inúmeros outros prédios de tribunais do júri e unidades residenciais para juízes", relatou.
Ao final da solenidade, a presidente do Tribunal dedicou a todos os 26 novos juízes estaduais palavras de incentivo em sua missão e aproveitou a ocasião para desejar-lhes "um Feliz Natal e um Ano Novo de grandes realizações".
Eis a relação completa dos novos juízes estaduais: Jaqueline Reis Caracas, Gisele Ribeiro Rondon, Jairon Ferreira de Morais, Francisco Ferreira de Lima, Gladiston Luis Nascimento Cutrim, Josemilton Silva Barros, Milvan Gedeon Gomes, Márcio Aurelio Cutrim Campos, Mário Márcio de Almeida Sousa, Karla Jeane Matos de Carvalho P. da Silva, Manuella Viana dos Santos Faria, Ana Beatriz Jorge de Carvalho, Ailton Gutemberg Carvalho Lima, Joscelmo Sousa Gomes, Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, Marco André Tavares Teixeira, Anderson Sobral de Azevedo, Holídice Cantanhede Barros, Lavínia Helena Macedo Coelho, André Bogéa Pereira Santos, Francisco Soares Reis Júnior, Dayna Leão Tajra Reis, Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa, Edeuly Maia Silva, Karine Lopes de Castro, Iris Danielle Araújo Santos Generino.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.