Fundação Antônio Jorge Dino promove atividades no combate ao câncer

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h11

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira, 27, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Em todo o país, entidades ligadas ao combate da doença aproveitarão a data para discutir o problema e organizar ações de prevenção.

Em São Luís, a Fundação Antônio Jorge Dino leva sua unidade móvel até a área do Edifício Oscar Frota, no centro da cidade, onde pretende atender até 100 mulheres que trabalham como “profissionais do sexo”, realizando exames preventivos do câncer de colo uterino, que atinge 410 a cada 100 mil mulheres maranhenses.

O atendimento acontecerá das 8h às 14h. Depois de trinta dias, a Fundação Antônio Jorge Dino voltará ao local para devolver os resultados dos exames das pacientes atendidas.

Caso seja detectado algum caso suspeito, a instituição encaminhará a paciente para a

realização de exames mais detalhados e até, possivelmente, ao tratamento mais adequado.

Além disso, o Hospital Aldenora Bello estará realizando exames preventivos de câncer do colo uterino durante todo o dia, e estará ministrando várias palestras educativas nos auditórios do hospital.

Atrás apenas do câncer de mama, o de colo de útero é o segundo mais incidente em mulheres. Para 2003, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 16 mil casos novos. O principal vilão é o vírus HPV, responsável por mais de 90% dos casos.

No Brasil, o vírus, transmitido sexualmente, está presente em uma a cada quatro mulheres. Apesar de ter um índice de cura de mais de 90% se diagnosticado precocemente, apenas cerca de 20% das mulheres fazem o exame regularmente.

"Se as pessoas fizessem pelo menos um exame durante a vida, metade dos tumores não existiria", diz Luisa Villa, pesquisadora do Instituto Ludwig de São Paulo.

No Maranhão, o câncer de colo de útero, é o que registra maior incidência no estado, com 410 casos registrados em cada 100 mil pessoas.

Ainda fazendo parte das comemorações pela data, a médica Célia Bertoluti ministrará a palestra “O câncer e a Sociedade atual”, às 12h30, no Rotary Club do Renascença.

Para finalizar a programação, o Núcleo de Voluntárias Santinha Furtado promoverá um bazar beneficente na própria sede da Fundação Antônio Jorge Dino, no Monte Castelo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.