Água voltará às torneiras nesta segunda-feira, assegura Caema

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h21

SÃO LUÍS - Embora tenham ocorrido alguns problemas no trabalho de substituição do cano da adutora do Sistema Italuís, rompido na última sexta-feira, no Km 28 da BR-135, o prazo para o restabelecimento total do abastecimento dos bairros atendidos, previsto para esta segunda-feira, foi mantido. Nos pontos mais baixos da cidade, a água começou a chegar às torneiras ainda no sábado, por volta das 18h.

Com o rompimento da rede de abastecimento do Italuís, 70% da população da Ilha de São Luís ficou sem água nos últimos três dias. A primeira quebra da adutora havia ocorrido no Km 39 da BR-135. Menos de 24 horas depois do incidente, quando as equipes de Reparos da Caema já tinham concluído os trabalhos iniciados na quinta-feira, outro ponto da rede, desta vez no Km 28, se rompeu, causando nova interrupção do fornecimento.

Conserto - Cerca de 20 homens se revezaram durante toda a madrugada de sábado para garantir que o sistema fosse normalizado. Um carro com guindaste e uma escavadeira, utilizados para fazer a sustentação dos canos que estavam sendo recolocados, tiveram problemas, atrasando a conclusão dos serviços. O bombeamento da rede que deveria ter início às 10h do sábado, começou apenas às 13h.

“Mas este atraso de poucas horas não modificará o prazo de restabelecimento do fornecimento de água. Por volta de meio-dia desta segunda-feira, todos os bairros abastecidos pelo Italuís já estarão recebendo água”, destacou o superintendente metropolitano da Caema, José Carlos Lima Marques. “A maior dificuldade que tivemos é que o terreno não tem muita consistência e por isso tivemos que colocar umas carradas de barro no local para permitir que fizéssemos o remendo o mais rápido possível”.

O trabalho da equipe de Reparos consistiu na retirada do cano rachado, que mede cerca de sete metros, e substituí-lo por outro. Esta substituição, porém, é feita por partes. O cano novo foi repartido em dois e com o auxílio das luvas de junta mecânica, a tubulação foi consertada. “A partir de abril, uma equipe da Caema fará a avaliação do Sistema Italuís para definirmos se o melhor é trocar toda a tubulação e como vamos fazer essa substituição”, ressaltou José Carlos Marques.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.