O ex-chefe de gabinete do prefeito Jackson Lago, o hoje deputado estadual Mauro Bezerra, declarou que a diferença de subsídio constante em seu contracheque é resultado de uma ação judicial ganha por ele e um grupo de auditores, com decisão homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
Já a ex-secretária de Administração Helena Estrela e a atual secretária, Sueli Bedê, apresentaram versões diferentes para o caso.
Bezerra contou que este processo foi encabeçado por Ormilo Moraes Rego e Urbano Neiva e a prefeitura devia valores referentes à ação, que ele não soube precisar, desde 1995. Ele disse que entrou no município em 1967 e se aposentou em 1992 como técnico de fiscalização e tributação (hoje auditor), com as vantagens de secretário municipal.
“Foi um direito líquido e certo. Nós ganhamos até no STF e a prefeitura ainda não tinha pago. No momento que eu saí para disputar uma vaga na Assembléia, requeri o pagamento. São só três contracheques com esses valores (R$ 84,2 mil)”, explicou.
IMPOSTO - O deputado argumentou que por ter pago o imposto de renda dos valores recebidos não há “falcatrua” no recebimento das diferenças. “Se eu paguei imposto de renda disso, existe algum dolo? Não existe. O Imposto de Renda sabe disso. Só existe desonestidade quando isso não está claro”, defendeu-se.
Bezerra disse achar normal que essa diferença venha incluída no próprio contracheque e não numa folha extra ou mesmo no processo que gerou esses débitos. “Pode ser pago por fora, mas não existe nada de errado sendo dessa maneira”, declarou.
O deputado disse que apesar dos contracheques apresentarem na parte superior o termo “função: secretário” logo após o dia 5 de abril ele voltou à condição de aposentado. “Não sei porque isso está aí. Esse é um assunto da Secretaria de Administração”.
Helena Estrela não quis falar à reportagem de O Estado. À TV Mirante, disse apenas que os valores recebidos por ela “foram diferenças de proventos que a lei me faculta toda vez que há uma modificação salarial nos vencimentos dos secretários”. Ela disse ter se aposentado no município como secretária.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.