Criada a Câmara de Comércio entre o Brasil e Trinidad e Tobago

São Luís agora é sede do Consulado e da Câmara e das ilhas caribenhas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h23

As relações de cooperação econômica e cultural entre o Brasil e as ilhas caribenhas de Trinidad e Tobago estão sendo ampliadas. São Luís agora é sede do Consulado e da Câmara de Comércio de Trinidad e Tobago.

A solenidade de instalação aconteceu na última sexta-feira (24), no auditório do Hotel Sofitel, e contou com a presença do governador José Reinaldo Tavares, do embaixador Winston Clyde Moore, senador João Alberto, Maria Nazaré Pedrosa- representante do Ministério da Cultura, empresários e representantes de órgãos públicos.

A Câmara é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com o objetivo de ser um instrumento de aproximação entre os dois países, em relação aos setores de comércio, serviço, turismo e cultura.

"Temos um plano consistente de desenvolvimento econômico e social sustentável e estamos empenhados em atrair investimentos produtivos que possam gerar emprego e renda para o povo do Maranhão", ressaltou José Reinaldo.

"Temos uma posição estratégica privilegiada, riquezas naturais ainda inexploradas, uma infra-estrutura de transportes única no Brasil, com um corredor multimodal e um complexo portuário extraordinário, além de um povo alegre, festivo e acolhedor que cultiva a sua cultura e suas tradições", acrescentou o governador.

O embaixador Winston Clyde Moore disse que a localização do Estado foi um dos fatores decisivos para instalação da câmara de comércio."A nossa intenção é iniciar uma parceria comercial, de modo ampliar as exportações do nosso país, cuja balança comercial apresenta um volume maior de importação".

Atualmente, a República de Trinidad & Tobago vem mantendo relações comerciais com o vizinho estado do Pará, de onde importa madeira, hematita e pimenta.

FEEMA- Ainda na noite de sexta-feira, o governador José Reinaldo Tavares participou da abertura da 1ª Jornada de Formação e Atualização em Gerenciamento Desportivo.

O curso, que será encerrado nesta sexta-feira (31), tem como objetivo discutir aspectos organizacionais das entidades desportivas e projetos esportivos mais adequados para receber apoio técnico e/ou financeiro de órgãos públicos e entidades privadas.

"Desportista que sempre fui e sou, desde os tempos do Liceu Maranhense, sempre entendi ser dever do Estado assegurar a todos os cidadãos os meios e condições para a prática dos esportes", enfocou o governador.

Ele lembrou que, desde que assumiu o governo, tem conferido especial atenção aos esportes. A demonstração mais evidente dessa prioridade foi a criação da Fundação Estadual de Esportes do Maranhão (FEEMA), apoio ao Jems-2002, criação do programa Bolsa-Atleta - que concede bolsas aos estudantes e os profissionais maranhenses que se destacam nos esportes.

"Criamos dezenas de programas específicos de esporte educacional, esporte de rendimento e de participação e lazer".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.