O Brasil ganhará neste domingo mais 375 MW de energia elétrica, que serão somados aos sistemas interligados Norte-Nordeste e Norte/Sul, beneficiando cerca de 40 milhões de pessoas. É que foi inaugurada, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, a primeira turbina da segunda etapa da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.
Hoje, às 9h30, antes da inauguração da turbina, o presidente da República planta uma muda de pau-brasil no Bosque do Barata, nas proximidades da Casa de Hóspedes da Usina. Em seguida, visita o Edifício de Comando da Hidrelétrica e observa o funcionamento dos geradores da primeira e da segunda etapas da usina.
Às onze horas, Fernando Henrique Cardoso inaugura a primeira turbina da segunda etapa da Hidrelétrica de Tucuruí, com a presença do governador do Pará, Almir Gabriel, dos ministros de Minas e Energia, Francisco Gomide; das Relações Exteriores, Celso Lafer, e da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, além dos presidentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Mário Abdo; da Eletrobrás, Altino Ventura Filho; e da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes.
Continua após a publicidade..
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí gerou desde sua inauguração, em novembro de 1984, mais de 250 milhões de MWh de energia, beneficiando cerca de 11 milhões de habitantes em 360 municípios dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins.
A segunda etapa da usina será constituída de uma nova casa de força, formada por mais 11 unidades, que, somadas às 12 já existentes, terá capacidade total de geração de energia de 8.370 MW.
Antes de embarcar para Brasília, hoje às 13h40, o presidente Fernando Henrique Cardoso irá ao Parque Ecológico de Tucuruí Sebastião Camargo, onde descerrará placas em homenagem aos ferroviários e comemorativa da inauguração. O presidente assistirá ainda uma apresentação dos índios Parakanã e o lançamento do Projeto Amigos do Parque.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias