Lula tem vitória consagrada em São Luís com 84% dos votos

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

O município de São Luís deu uma vitória consagradora ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele obteve nada menos que cerca de 84% dos votos válidos da capital maranhense, contra pouco mais de 15% dados a José Serra (PSDB). Foi uma das maiores votações proporcionais entre todas as capitais brasileiras. Por volta da zero hora de hoje, quando já haviam sido apurados 95% dos votos, São Luís perdia apenas para Salvador (BA), que registrava cerca de 88% dos votos para Lula.

O apoio e a mobilização das lideranças políticas ligadas ao Governo do Estado, somado à militância do PT, deram a Lula a força eleitoral que ele demonstrou na capital maranhense. As manifestações do senador José Sarney, do governador José Reinaldo Tavares, da senadora eleita Roseana Sarney, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Manoel Ribeiro, além da mobilização feminina comandada pela primeira-dama Alexandra Tavares, proporcionaram uma das maiores votações já registradas em São Luís.

Fundamental também foi a decisão do presidente regional do PT, Washington Luís Oliveira. Seguindo as orientações do PT nacional – e resistindo às pressões de parte do PT de São Luís, que defendia um posicionamento do partido como linha auxiliar do PDT – ele manteve a militância organizada e participou de todos os eventos promovidos pelas lideranças que apoiavam Lula, independente da posição partidária.

MOVIMENTO – José Sarney, José Reinaldo Tavares, Roseana Sarney e Manoel Ribeiro declararam apoio a Lula ainda no primeiro turno. Em todos os comícios, caminhadas e reuniões políticas realizadas na capital, eles pediam voto no candidato do PT.

Dois eventos coordenados pela primeira-dama Alexandra Tavares – um no primeiro turno, e outro no segundo – também fortaleceram a manifestação pró-Lula. O “Movimento Maranhão Mulher”, liderado por Alexandra, realizou comícios na Deodoro, atraindo milhares de mulheres que aderiram à campanha de Lula. Nestes dois eventos, Roseana Sarney fez fortes discursos pedindo voto em Lula e rechaçando fortemente a candidatura de Serra.

Em nenhuma das demais eleições presidenciais disputadas por Lula – ele concorreu e perdeu em 1989, 1994 e 1998 – o petista havia alcançado, pelo menos, a metade dos votos registrados neste segundo turno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.