Prosseguem até o próximo dia 23 as audiências de verificação e lacre das urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições na capital. Em São Luís estão sendo usadas 1.335 urnas e mais 216 máquinas reservas nas nove zonas eleitorais.
As audiências podem ser acompanhadas pelos fiscais e delegados de partidos políticos ou coligações. O trabalho acontece no Fórum Eleitoral, na Areinha. Hoje está previsto o lacre das urnas da 76ª e 90ª Zona. Amanhã será a vez da 2ª e da 91ª. No interior do estado, o trabalho começou na semana passada.
Segunda-feira será a vez da 10ª Zona - a maior da capital, que engloba os bairros da área do Bequimão/Ipase e outros como Anil, João de Deus, Vila Palmeira, Santa Cruz e Radional - com 94.701 eleitores. A 10ª Zona é a única no Maranhão onde funciona uma seção com um sistema de áudio para os deficientes visuais.
LACRES - Na urna são feitos quatro lacres. O primeiro é na tampa do disquete que armazena os votos que depois serão totalizados. Em seguida, são lacrados o flash-card (onde ficam armazenados todos os dados da votação), o gabinete da urna (a máquina propriamente dita) e o microterminal, que é o local onde o presidente da mesa libera o eleitor para a votação.
Depois de tudo lacrado, a urna é encaminhada aos Correios, onde fica guardada até 48 horas antes da eleição. Com a decisão da eleição estadual no primeiro turno, são poucos os fiscais que têm aparecido para acompanhar os trabalhos. Os juízes das zonas afirmam que esse trabalho é fundamental para se preservar a seriedade da eleição.
As urnas que deram problemas na eleição do dia 6 estão sendo checadas para que sejam evitados transtornos para o eleitor. Como nesse segundo turno vai acontecer apenas a eleição de dois candidatos - Lula e Serra - os problemas serão minimizados. Os eleitores não perderão mais tanto tempo na hora de votar, o que evitará a formação de filas. O eleitor que não votou no primeiro turno pode votar normalmente neste segundo turno.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.