Violência contra menores é tema de debate promovido pela Defensoria Pública

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Têm início nesta quarta-feira, no auditório da Faculdade São Luís, a III etapa do seminário de capacitação de advogados e técnicos que vão trabalhar nos novos sete núcleos de atendimento à criança e adolescente.

O evento faz parte de um convênio firmado entre a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e o Ministério da Justiça para implantação de pólos de prestação de serviços nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz e Caxias.

O encerramento do seminário – que nesta etapa discute temas ligados à violência contra criança e adolescente – está previsto para sexta-feira (27), às 21 horas. No primeiro dia do encontro, que começa às 14 horas, será ministrada palestra sobre múltiplas manifestações da violência, com a psicóloga do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, Nelma Pereira. A partir das 17 horas, a palestra será ministrada pela gestora estadual do Programa Estratégico de Defesa Social, Rosângela Guimarães Rosa.

A coordenadora dos Núcleos da Infância e Juventude, Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, afirma que os seminários têm servido para discutir experiências. “Nesta primeira etapa do processo de implantação dos núcleos estamos trocando experiências com órgãos que já mantêm trabalhos de atendimentos a crianças e adolescentes, para que defensores e técnicos que irão trabalhar nos núcleos possam ser qualificados e sensibilizados quanto aos direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Encontros – O Projeto “Criança e Adolescente – Cidadãos Brasileiros” prevê a realização de cinco seminários e um curso de capacitação para advogados e técnicos que vão trabalhar nos núcleos de atendimento a criança e adolescentes.

Foram realizados dois seminários. No primeiro foi debatido o tema “O Ser Humano e a Evolução dos Direitos”. O segundo abordou o “Adolescente em Conflito com a Lei”. “Estamos apresentando à sociedade as diversas entidades e suas atuações na proteção e defesa de crianças e adolescentes, para que possamos oferecer uma serviço de qualidade”, afirma Ana Flávia Sampaio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.