Crianças e adolescentes também irão às urnas no dia 6 de outubro

Ministro do TSE veio ao Maranhão para lançar o projeto “Eleitor do Futuro”.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sálvio Figueiredo Teixeira, lançou ontem, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), o projeto “Eleitor do Futuro”, que tem o objetivo de estimular nos jovens o exercício da cidadania por meio do voto. Em São Luís, 20 escolas participarão do projeto, sendo dez unidades da rede pública e dez da rede privada.

Pela primeira vez na capital, mil alunos na faixa etária de 10 a 15 anos terão a oportunidade de escolher seus candidatos a presidente da República em uma eleição extra-oficial, realizada nos mesmos moldes e data das eleições gerais de 6 de outubro.

Além do ministro, a solenidade de lançamento reuniu ontem, no plenário do TRE, o presidente do Tribunal, Jamil Gedeon; a presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Etelvina Ribeiro Gonçalves; o prefeito de São Luís, Tadeu Palácio; a corregedora do TRE, Dulce Clementino, além de outros membros da Justiça Eleitoral, alunos e dirigentes das escolas participantes do projeto.

A votação do “Eleitor do Futuro” não terá validade eleitoral e acontecerá paralelamente às eleições oficiais, em 6 de outubro. Quatro seções eleitorais serão instaladas no Parque do Bom Menino, cedido pela Prefeitura de São Luís para a execução do projeto. Os mil alunos – 500 da rede privada e 500 das escolas públicas de São Luís – receberão títulos de Eleitor do Futuro. Os primeiros foram entregues ontem, ao final da solenidade de lançamento do projeto.

Experiência - Sálvio Figueiredo conheceu o projeto na Costa Rica - país da América Central – e decidiu trazer a experiência para o Brasil com o objetivo de estimular desde cedo os jovens a exercer sua cidadania através do voto. Ele destacou que o projeto já foi adotado nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Tocantins, dando aos jovens que ainda não são eleitores a chance de se prepararem melhor para aprender a votar e escolher de forma consciente os próximos dirigentes do país. “Espera-se que a partir desse projeto os jovens possam ter uma postura mais crítica”, ressaltou.

Durante a abertura do evento, o corregedor-geral do TSE foi saudado pela aluna Laura Júlia Henriques Fernandes Ferreira, do Colégio Educator.

A estudante aproveitou para agradecer a iniciativa da Justiça Eleitoral em garantir a participação dos jovens com menos de 18 anos no processo eleitoral deste ano, apesar do pleito ser extra-oficial. “Hoje somos mais interessados, mais conscientes e mais amadurecidos. Deixar-nos ir às urnas e votar é deixar a marca de credibilidade na democracia do nosso país”, disse ela.

Escolha - O projeto “Eleitor do Futuro” é coordenado pela desembargadora Dulce Clementino e organizado por uma comissão de técnicos do TRE coordenados pelo juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Tyrone Silva. “Vou escolher candidatos que tenham capacidade para cumprir o que prometem, e que não façam promessas absurdas”, declarou o estudante Daniel Castro Polit, de 13 anos, que cursa a 7ª série no Colégio Santa Teresa e recebeu o título de Eleitor do Futuro das mãos do ministro Sálvio Figueiredo.

Ao final da solenidade, o corregedor-geral fez questão de ratificar a segurança do sistema de votação eletrônica do Brasil, que tem servido de modelo para outros países e “já teve sua credibilidade atestada até pelo Partido dos Trabalhadores”. Sobre a apreensão de urnas falsas em Brasília, ele disse que a criatividade humana pode ser utilizada para tentar prejudicar o sistema “mas a Justiça Eleitoral está muito atenta e é praticamente impossível ocorrerem fraudes nessa eleição, que será totalmente informatizada”, finalizou ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.