“O Governador José Reinaldo Tavares determinou à Gerência de Desenvolvimento Humano – GDH, a formulação de uma política estadual para o Ensino Especial, que vai estabelecer diretrizes para garantir cada vez mais uma melhor qualidade de ensino para os alunos portadores de necessidades educativas especiais. Queremos que eles exerçam plenamente sua cidadania”, anunciou o Gerente de Estado de Desenvolvimento Humano, Luís Fernando Silva, durante visita ao Workshop: “Atendimento Educacional Especializado”, realizado no Convento das Mercês.
O evento, que encerrou a Semana dos Portadores de Necessidades Especiais, reuniu os profissionais da Educação Especial e a comunidade em geral no círculo de palestras e debates e na oficina “Sentindo na Pele”. Nela, o público participou passando pela experiência de ser um portador de necessidades especiais, por meio das oficinas de Braille, de orientação e mobilidade, de libras, cadeirantes, de técnica na área de Deficiência Mental e de Estimulação Essencial.
Na programação estavam incluídos, também, painéis sobre os atendimentos especializados da educação especial, educação de surdos, além de um espaço cultural com apresentações artísticas e musicais do Coral do Centro de Apoio Pedagógico Ana Maria Patello Saldanha e apresentação especial do Boi da APAE/MA.
A Semana dos Portadores de Necessidades Especiais começou no dia 22 de Agosto com mesa redonda (exposição de monografias e projetos sobre a educação especial e apresentação de pesquisa científica), atividades pedagógicas nas escolas da rede regular de ensino e cidadania em ação: respeito às diferenças.
Ensino Especial – A Educação Especial no Maranhão tem sua política voltada para o reconhecimento dos direitos da cidadania das crianças, jovens e adultos portadores de necessidades educacionais especiais. Nessa ótica segue os princípios de prevenção, da dignidade humana, busca da identidade e exercício da cidadania. As categorias atendidas são as deficiências mental, visual, auditiva, múltipla e condutas típicas de síndromes.
“Com o concurso público para professores fomos beneficiados com bons profissionais. Hoje atendemos melhor os nossos alunos”, ressaltou Iodelma Trovão, diretora do Centro Integrado de Educação Especial Padre João Mohana, localizado no bairro do Vinhais, em São Luís.
Esse atendimento é feito em classes especiais, salas de recursos, ensino itinerante, classes comuns e oficinas pedagógicas. Atualmente são atendidos 3.116 portadores de necessidades especiais, distribuídos em 88 municípios, 269 classes especiais em 126 escolas regulares, 10 salas de Educação de Jovens e Adultos Especiais, 16 salas de recursos na capital, 20 oficinas pedagógicas e 12 escolas em São Luís de Educação Infantil com acompanhamento do Ensino Itinerante, que é o apoio técnico-pedagógico. O número de professores, tanto na capital quanto no interior, chega a 342 professores. Todos os centros dispõem de professores capacitados, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.
Centros de Atendimento Especializados
Centro de Ensino Especial Helena AntipoffAtende portadores de necessidades educacionais especiais a partir dos 15 anos, através de oficinas pedagógicas, bolsa de trabalho e oficinas complementares.
São 285 alunos portadores de deficiência mental e múltipla atendidos nos turnos matutino e vespertino.Centro Integrado de Educação Especial Padre João Mohana Conta com serviços de prevenção, avaliação diagnóstica e orientação ao aluno, escolarização, supervisão, estudos e pesquisas.
Atende, nos turnos matutino e vespertino, 70 alunos portadores de deficiência mental, auditiva e deficiência múltipla até os 14 anos.Centro de Apoio Pedagógico Professora Ana Maria Patello SaldanhaAtende 81 alunos portadores de deficiência visual e conta com os seguintes serviços: núcleo de Apoio Didático Pedagógico, núcleo de Tecnologia, núcleo de Produção Braille, núcleo de Convivência, Atendimento Educacional.
Nos turnos matutino e vespertino alunos são atendidos da Educação Infantil a Educação Superior.
Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Governador Edison Lobão – CEGELEscola inclusiva que atende 70 alunos surdos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio com professores especializados, capacitados e professores intérpretes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.