Até o final do ano 500 mil pessoas devem ser atendidas pelo Mutirão da Cidadania em São Luís e no interior do Maranhão. A gestora do programa estadual de Cidadania, Leopoldina Amélia Barros, contabiliza que já foram beneficiadas 300 mil pessoas que, somadas ás 200 mil que ainda vão ser contempladas, somam um universo de meio milhão de pessoas que estão tendo a oportunidade de se tornarem “cidadãos de fato e de direito”.
- Essas pessoas estão sendo contempladas com uma gama de ações que vão da emissão de documentos (certidão de nascimento e carteiras de identidade e profissional), passando por orientações jurídicas e palestras educativas sobre os mais variados temas a consultas médicas e oftalmológicas”, enfatizou Leopoldina Amélia Barros. Ela informou que o programa Mutirão da Cidadania vai ser realizado na próxima quarta (28) e quinta-feira (29) em Vitória do Mearim e no domingo (01) no bairro do São Raimundo, zona rural da Ilha de São Luís.
Nos mais diversos bairros de São Luís e em municípios como Imperatriz, Açailândia, Porto Franco, Estreito, Balsas, Presidente Dutra e Amarante a população aprova os serviços e as ações dos 25 mutirões realizados. No último final de semana a população de Santa Bárbara manifestou a sua aprovação.
Maria Cecília de Caldas disse que não tem condições de comprar um óculos. “É uma benção que Deus. Estou muito feliz”, celebrou. O estudante Jonathan Carvalho dos Santos tirou a Carteira de Trabalho. “O Mutirão é uma oportunidade de tirar todos os documentos sem pagar nada principalmente em uma comunidade carente como a nossa”, relatou. Mãe de dois filhos, Nilsa Maria Cardoso de Oliveira, levou sua filha com problema de asma ao pediatra. “Se eu fosse comprar esses remédios não teria condições”, ressaltou após receber os remédios para a sua filha gratuitamente.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.