No Maranhão

Cardumes de sardinhas mortas são encontrados na extensão das praias de Raposa e São José de Ribamar

Equipes de limpeza foram acionadas para fazer a retirada da grande quantidade de sardinhas.

Imirante.com

Um caminhão precisou ser utilizado durante a operação de retirada. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Centenas de sardinhas mortas foram encontradas nas praias da Raposa e de São José de Ribamar, nessa segunda-feira (1º). Os cardumes foram despejados pela maré ao longo da extensão das praias e, até o momento, não há confirmação sobre o motivo do acontecido.

Equipes de limpeza foram acionadas para fazer a retirada da grande quantidade de sardinhas. Um caminhão precisou ser utilizado durante a operação.

Nesta época do ano, é comum as sardinhas se aproximarem da costa. Uma das causas prováveis para isso, é o uso de redes de arrastão por pescadores, que aproveitam apenas os peixes maiores durante a pescaria. 

Continua após a publicidade..

Pesca de zangaria

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), a atividade conhecida como Pesca de Zangaria foi regulamentada pela Instrução Normativa do Ibama nº 39, de 2 de julho de 2004, em todo o litoral do Maranhão, incluindo as baías e reentrâncias.

A prática se mostra altamente predatória, sem chances de sobrevivência às espécies que são descartadas (50% em média do que é pescado) por não apresentar valor comercial, representando uma das principais ameaças à manutenção dos recursos pesqueiros.

De acordo com o documento, o uso das zangarias somente será permitido nas seguintes condições: malha igual ou superior a 50 milímetros entre nós opostos da malha esticada e comprimento máximo da rede em operação de pesca de 1.500 metros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.