Protestos em vários trechos

Insatisfeitos, moradores reclamam de tarifas de água

Eles interditaram a Estrada da Maioba, na manhã desta segunda-feira (20).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Dezenas de moradores interditam, em protesto, a Estrada da Maioba, na manhã desta segunda-feira (20). Eles exigem mudanças no serviço de abastecimento de água no município de São José de Ribamar. Um faixa diz "Não a privatização da água. Fora Odebrecht".

A manifestação acontece em vários pontos: Avenida Nossa Senhora da Vitória, que é o principal acesso ao Parque Vitória, Avenida do Ipem, que fica próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), região do Turiúba e Araçagi. Segundo lideranças do movimento, pelo menos 12 comunidades estão envolvidas nos protestos.

Foto: Douglas Pinto/TV Mirante.
Foto: Marcial Lima/TV Mirante.

"A nossa intenção é pedir melhor infraestrutura. A condição da água para consumo é de péssima qualidade", afirmou um dos líderes do protesto identificado como Eurico. Os manifestantes alegam, ainda, que o valor da conta de água está elevado.

Foto: Divulgação/WhatsApp.

O Imirante.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São José de Ribamar, que afirmou que os protestos partiram de "políticos que almejam promover seus nomes". Foi informado, também, que a prefeitura está à disposição dos moradores para dialogar. Leia na íntegra:

A Prefeitura considera como justa e salutar qualquer reivindicação ou manifestação de descontentamento por parte dos moradores do município. E sempre estará aberta ao diálogo para discutir e atendê-las em benefício da coletividade.

O que a Prefeitura repudia são agentes políticos, travestidos de lideranças comunitárias, estarem infiltrados em movimentos populares com o único objetivo de utilizar o cidadão como massa de manobra em benefício próprio.

O bloqueio temporário de algumas vias da cidade, ocorrido na manhã desta segunda-feira (20), foi uma ação proposta e incentivada por políticos que almejam promover os seus nomes, e os de seus chefes, já visando as eleições municipais do ano que vem.

Ao invés de proporem o diálogo aberto e um canal direto de negociação com a administração municipal e com a empresa que, hoje, gerencia os sistemas de abastecimento de água dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, estes políticos incentivam o caos, a depredação do bem público e o prejuízo a milhares de pessoas que residem na Grande Ilha e que, hoje, tiveram tolhidos o seu direito constitucional de ir e vir.

A Prefeitura ressalta o apoio dado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública que, através da Polícia Militar, manteve a ordem, respeitando o direito de manifestação pacífica por parte do cidadão, assim como o direito de ir e vir dos moradores da Ilha.

A Prefeitura continua aberta ao diálogo com todos os cidadãos/moradores que reivindicam melhorias para suas comunidades. Inclusive, representantes da administração municipal estiveram nos pontos de manifestação conversando com os moradores, ouvindo seus pleitos e agendando reuniões de trabalho objetivando atendê-los.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.