São José de Ribamar

Empresa de construção será multada por agressão ao meio ambiente

Veículos da Edeconsil foram flagrados retirando barro e piçarra do Parque da Quinta.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – A empresa Edeconsil Construções e Locações Ltda. teve dois veículos apreendidos e terá que pagar multa por retirar material de área de preservação ambiental.

Foto: Divulgação.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José de Ribamar (Semma), durante operação realizada nesta terça-feira (3), apreenderam uma caçamba e uma máquina pá carregadeira que estavam retirando, ilegalmente, barro e piçarra do Parque da Quinta, pertencente à área de proteção ambiental do Jeniparana que, segundo a Semma, será transformada na primeira Unidade de Conservação Municipal de São José de Ribamar.

Foto: Divulgação.

Segundo a Prefeitura de Ribamar, moradores da região informaram a retirada de material ilegal. E os técnicos da Semma foram ao local e flagraram os veículos no momento em que extraíam o material de uma das áreas do Parque. Os dois estavam adesivados com logomarca da empresa Edeconsil Construções e Locações Ltda. De acordo com informações prestadas pelos motoristas, a caçamba e a pá carregadeira são de propriedade da Edeconsil, e o material seria utilizado em uma obra que a empresa está executando na Grande Ilha.

Os veículos foram recolhidos, e a empresa terá que pagar multa no valor unitário de R$ 4 mil para obter a liberação de cada um deles.

Já a Edeconsil foi autuada por ilícito ambiental e, além de pagar multa, terá que apresentar e executar um Plano de Recuperação da Área Degradada do Parque.

O outro lado

O Imirante.com entrou em contado com a Edeconsil, e a diretora de Planejamento da empresa, Ana Maria Cavalcante, afirmou que não teve conhecimento sobre veículos apreendidos nem a respeito de multas agredir área de reserva ambiental. Ela informou que, de fato, a empresa está realizando uma obra na cidade de Ribamar a pedido do secretário da Secretaria de Infraestrutura do Estado. A Edeconsil, segundo a diretora, foi chamada para fazer a recuperação de um trecho da Estrada de Ribamar, próximo ao Wang Park, onde o asfalto cedeu por causa da chuva. Mas nega que o material para cobrir o bueiro esteja sendo retirado do Parque da Quinta.

“A determinação é que o serviço fosse feito o mais rápido possível, pois os moradores estão sendo prejudicados ao terem que dar a volta por Paço do Lumiar. Esse serviço está sendo, inclusive, acompanhado pela Prefeitura de Ribamar. Mas o nosso engenheiro disse que não sabe nada a respeito da retirada de barro de área de preservação. Não temos conhecimento desse fato, nem de que veículos nossos tenham sido apreendidos”, alegou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.