SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – A empresa Edeconsil Construções e Locações Ltda. teve dois veículos apreendidos e terá que pagar multa por retirar material de área de preservação ambiental.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José de Ribamar (Semma), durante operação realizada nesta terça-feira (3), apreenderam uma caçamba e uma máquina pá carregadeira que estavam retirando, ilegalmente, barro e piçarra do Parque da Quinta, pertencente à área de proteção ambiental do Jeniparana que, segundo a Semma, será transformada na primeira Unidade de Conservação Municipal de São José de Ribamar.
Segundo a Prefeitura de Ribamar, moradores da região informaram a retirada de material ilegal. E os técnicos da Semma foram ao local e flagraram os veículos no momento em que extraíam o material de uma das áreas do Parque. Os dois estavam adesivados com logomarca da empresa Edeconsil Construções e Locações Ltda. De acordo com informações prestadas pelos motoristas, a caçamba e a pá carregadeira são de propriedade da Edeconsil, e o material seria utilizado em uma obra que a empresa está executando na Grande Ilha.
Os veículos foram recolhidos, e a empresa terá que pagar multa no valor unitário de R$ 4 mil para obter a liberação de cada um deles.
Já a Edeconsil foi autuada por ilícito ambiental e, além de pagar multa, terá que apresentar e executar um Plano de Recuperação da Área Degradada do Parque.
O outro lado
O Imirante.com entrou em contado com a Edeconsil, e a diretora de Planejamento da empresa, Ana Maria Cavalcante, afirmou que não teve conhecimento sobre veículos apreendidos nem a respeito de multas agredir área de reserva ambiental. Ela informou que, de fato, a empresa está realizando uma obra na cidade de Ribamar a pedido do secretário da Secretaria de Infraestrutura do Estado. A Edeconsil, segundo a diretora, foi chamada para fazer a recuperação de um trecho da Estrada de Ribamar, próximo ao Wang Park, onde o asfalto cedeu por causa da chuva. Mas nega que o material para cobrir o bueiro esteja sendo retirado do Parque da Quinta.
“A determinação é que o serviço fosse feito o mais rápido possível, pois os moradores estão sendo prejudicados ao terem que dar a volta por Paço do Lumiar. Esse serviço está sendo, inclusive, acompanhado pela Prefeitura de Ribamar. Mas o nosso engenheiro disse que não sabe nada a respeito da retirada de barro de área de preservação. Não temos conhecimento desse fato, nem de que veículos nossos tenham sido apreendidos”, alegou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.