Segurança Pública

Montado esquema de segurança do Lava-Bois em São José de Ribamar

SSP montou várias ações para dar segurança aos milhares de brincantes.

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) já deu início ao trabalho das forças policiais que serão utilizadas durante o Lava-Bois, que ocorrerá neste fim de semana, em São José de Ribamar. As polícias Civil e Militar montaram várias ações visando dar segurança e tranquilidade aos visitantes e aos milhares de brincantes que devem prestigiar o evento na cidade balneária.

Para a 60ª edição da festa, que se iniciou nesta sexta (5) e segue até domingo (7), no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima de Ribamar, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) empregará cerca de 450 homens. As ações fazem parte da “Operação Cidade Segura no São João” e ficarão sob a coordenação do 13º Batalhão (responsável pelo policiamento em São José de Ribamar) e terão o apoio do 1º, 6º, 8º e 9º BPMs, da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRv Ind), da Companhia Independente (CPTur Ind), do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) e do Batalhão de Choque (BPChoque).

“A Polícia Militar fará o trabalho de prevenção e patrulhamento em todo o circuito onde acontece a festa do tradicional Lava-Bois. Vamos ter barreiras em todas as vias de acesso, revistas, rondas e o policiamento no meio da multidão”, disse o comandante do CPM, coronel João Nepomuceno.

O policiamento ocorrerá nas modalidades a pé, motorizado e montado. A PM terá patrulhas por toda a cidade, principalmente nas avenidas de acesso, na Praça da Matriz e na orla. Também serão utilizadas torres de observação em locais estratégicos no circuito.

“Vamos colocar o patrulhamento motorizado posicionado para dar ostensividade à ação policial e fazer a prevenção da prática de crimes, bem como a condução de presos para a delegacia de polícia, que terá um plantão no local”, afirmou Nepomuceno.

A CPRv Ind fará, ao longo da MA-201 (Estrada de Ribamar), barreiras de redução de velocidade, abordagem a veículos e pessoas e a Operação Lei Seca. Essas barreiras de abordagem serão integradas por guardas-municipais durante a manhã e por policiais militares do Choque à tarde e à noite, nos principais pontos de acesso aos circuitos, visando fazer a prevenção de entrada de armas de fogo, armas brancas, drogas e produtos proibidos.

No domingo (7), considerado ponto alto das celebrações, haverá um contingente maior de militares. Segundo o CPM, serão 275 homens atuando a partir das 7h30. O CPM empregará 8 conjuntos de policiais montados percorrendo a Praça do Cruzeiro, a Campina, a orla marítima e os locais de embarque e desembarque de populares, quatro carros fazendo as rondas especificamente dentro da cidade, outras três da CPRv Ind com barreiras de redução de velocidade, abordagens a veículos e pessoas e Operação Lei Seca.

Como inovação este ano, o Comando de Policiamento Metropolitano designou uma guarnição da Companhia de Turismo para fazer um atendimento personalizado aos visitantes e, também, dar um suporte caso alguém se envolva em alguma ocorrência.

A SPCC colocará à disposição da população um plantão na Delegacia de São José de Ribamar, das 19h deste sábado (6) até o domingo (7), que ficará responsável pelas ocorrências e todos os procedimentos de Polícia Judiciária que porventura venham a acontecer durante o festejo. Além dele, a população pode contar ainda com o Plantão do Cohatrac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.