Fé e devoção

Milhares de devotos participaram da tradicional procissão de São José

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - O sentimento de fé e devoção marcou ontem o encerramento do Novenário do padroeiro São José, na cidade de Ribamar. Uma grande procissão e a missa campal, na cidade balneária, reuniram milhares de pessoas. Este ano, a festa teve como tema São José, o justo e obediente, patriarca da sagrada família.

As homenagens ao padroeiro do Maranhão antecederam o tradicional festejo, realizado no mês de setembro, e que pela primeira vez foi realizado durante nove dias. “Hoje festejamos no mundo todo o dia de São José, mas somente no Maranhão é realizada uma novena com todas as rezas, ladainhas e homenagens necessárias”, disse o arcebispo auxiliar dom José Carlos.

O religioso também avaliou a importância do festejo. “São José representa o patriarca da Família Sagrada e devemos tê-lo como exemplo nos dias atuais”, completou o arcebispo.

O Novenário, promovido pela paróquia de São José de Ribamar, é aguardado com ansiedade por muitos devotos. A comerciante Maria Joana Sodré, que mora em Ribamar há 42 anos, revelou que por meio de um sonho decidiu morar na cidade. “Sempre fui devota do santo e no dia de São José eu sonhei comprando minha casa aqui na cidade. Decide, então, morar aqui em Ribamar, onde casei, criei meus filhos e sou muito feliz”, disse.

Crianças vestidas de anjos e velas gigantes se misturavam na multidão de fiéis durante a procissão. Muitas das velas representavam pedidos alcançados por meio da fé a São José. “Todos os anos participo do festejo e trago uma vela do tamanho real do meu filho mais velho, que nasceu no dia do santo. Há 20 anos cumpro esta promessa”, contou emocionada Flávia Linhares Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.