Saúde Pública

SES defende SUS durante Conferência em Ribamar

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - O subsecretário de estado da Saúde, José Márcio Leite, conclamou nesta sexta-feira (8) a população de São José de Ribamar, município distante cerca de 30 km de São Luís, a defender o Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 21 anos em 2011 ainda mais preparado a oferecer aos usuários assistência de qualidade, mais próximo de casa.

Para ele, os últimos decretos assinados pela presidenta Dilma Roussef reformulando a política nacional, os investimentos feitos pelo governo do estado, bem como o comprometimento dos municípios nesse processo, poderão transformar a realidade da saúde no Maranhão.

O pronunciamento de José Márcio Leite foi feito durante a VI Conferência Municipal de Saúde de São José de Ribamar, aberta pelo secretário de Receita e Patrimônio Público Imobiliário, Eudes Sampaio, representando o prefeito Gil Cutrim, e pela secretária de saúde Cristina Moreira Lima.

O evento, que será encerrado neste sábado (9), reúne no Colégio Patronato, cerca de 300 conferencistas, entre gestores, servidores e usuários do SUS, com o objetivo de buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do sistema, garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, tendo como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social – política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

Durante a conferência magna, ao tecer um breve histórico da política de saúde desde 1988, o subsecretário José Márcio Leite falou da configuração do sistema, amparada no novo modelo das redes de atenção à saúde, dividido em duas frentes: a rede das condições agudas e a das condições crônicas.

Esta última, segundo ele, é responsável por 80% dos atendimentos na área. Ele falou ainda dos avanços obtidos pelo estado, ressaltando o processo de regionalização, que dividiu o Maranhão em 19 regiões assistenciais, com oito macrorregionais, e sobre o perfil mínimo de cada uma delas.

“Precisamos defender o SUS, que é uma das políticas mais bonitas e completas do Brasil. Por isso, dirijo-me especialmente aos conselheiros para que sejam vigilantes e não permitam falar mal de um sistema, que tem suas dificuldades, mas que é de grande importância para o nosso povo.

É importante ressaltar que saúde é um trabalho colegiado e não mais uma decisão isolada”, destacou o médico. Chamando a atenção dos prefeitos e secretários municipais, José Márcio disse que a responsabilidade dos gestores ainda é muito maior nesse novo cenário, onde o setor de comunicação assume papel estratégico.

E no que diz respeito a isso, o subsecretário elogiou o trabalho que vem sendo desempenhado no município de Ribamar, a quem chamou de “Ferrari da saúde”, por reunir um número expressivo de serviços, com a qualidade e a configuração estabelecida pela nova política, cuja fundamental legal encontra-se na Lei 12.401, de 28 de abril de 2011, e também nos vários decretos e portarias, entre outros instrumentos jurídicos.

“Esperamos 20 anos para chegar uma mulher na presidência e colocar a política de saúde nos trilhos. Trata-se um novo processo, de pessoas que querem transformar a realidade da nossa saúde”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.