Paço do Lumiar

Lixo ameaça toda a beleza da praia do Araçagi

Tudo que sobrou, depois de um dia de lazer, fica espalhado pela areia da praia.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - O lixo na praia do Araçagi: os repórteres Tiago Soares e Francisco Batalha mostram a situação da praia e flagrantes de acúmulo de lixo.

Bastante comum, quando deveria ser inaceitável. Copos, garrafas, cascas de coco. Tudo que sobrou, depois de um dia de lazer, fica espalhado pela areia da praia. Decepção causada, na maioria das vezes, pelos banhistas. No local, por exemplo, ficaram os restos de comida e até a caixa, que provavelmente foi usada para trazer tudo para a praia.

Próximo à mesa deste grupo de amigos, já tem garrafas de água mineral jogadas no chão. Muita sujeira na praia do Araçagi. Raro, mesmo, era ver um local limpo. Em um trecho da praia, a equipe de reportagem já estava quase comemorando, mas era uma falsa limpeza. Toda a sujeira está acumulada em cima das dunas.

Entre todos os bares há um montinho de sujeira. E o volume vai aumentando. O problema é que, por falta de um contêiner, ou mesmo de sacos de lixo, parte desse material plástico acaba sendo levado pelo vento para o meio das dunas.

A praia do Araçagi pertence ao município de Paço do Lumiar. Mas, de acordo com os garçons, quem faz a coleta do lixo é uma empresa contratada pela Prefeitura de São José de Ribamar. Segundo o dono de bar Valdery da Silva, não há coleta de lixo há pelo menos uma semana.

Em meio ao descaso, pelo menos um bom exemplo: o garçom Rai Mesquita, incomodado com tanta sujeira, colocou pequenas lixeiras amarradas nas barracas.

Já é um bom começo para conscientizar banhistas e donos de bares a preservar o meio ambiente, por meio da limpeza, num lugar onde o apelo de uma placa já nem tem mais efeito.

Por telefone, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José de Ribamar afirmou que a coleta do lixo é feita três vezes por semana e garantiu que as atividades não foram interrompidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.