SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/Ma), desembargador Raimundo Cutrim, sinalizou de forma positiva no sentido de implantar, ainda este ano, mais uma Zona Eleitoral em São José Ribamar, assim como ampliar, através da retomada do projeto “Cidadão Eleitor”, o oferecimento dos serviços da Justiça Eleitoral no município.
Os pedidos de implantação de mais uma Zona Eleitoral e retomada das atividades do “Cidadão Eleitor” foram feitos pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB); pela juíza da 2ª Vara da Comarca de Ribamar e titular da 47ª Zona Eleitoral, Teresa Cristina Mendes; além do presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Beto das Vilas (PMDB); em recente visita ao presidente do TRE/Ma.
Terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, São José de Ribamar apresenta, hoje, uma grande discrepância na relação população x eleitorado. Dos 162.925 habitantes, segundo dados recentes do IBGE, apenas 72 mil possuem domicílio eleitoral no município – o que corresponde a apenas 40% do total de habitantes.
“De fato, a desigualdade [entre população e eleitorado] é muito grande. A diferença aceitável seria de 10% a 15%. Levarei o pleito do município aos demais colegas da Corte, que saberão apreciá-lo”, afirmou Raimundo Cutrim.
Gil Cutrim explicou que a ampliação dos serviços da Justiça Eleitoral no município se faz necessária devido ao fato de São José de Ribamar apresentar um desenho geográfico atípico, com muitos bairros distantes da Sede da cidade, região onde estão concentradas a 47ª Zona Eleitoral, o Fórum e as Varas Judiciais, por exemplo. “Existem bairros ribamarenses muito próximos de São Luís. Estes moradores, ao invés de se deslocarem até a Sede da cidade, preferem buscar os serviços da Justiça Eleitoral na capital. Ao ampliarmos os serviços da Justiça Eleitoral no município, conseguiremos mudar esta realidade”, disse o prefeito.
Avaliação semelhante fez a juíza Teresa Cristina. De acordo com ela, o morador de São José de Ribamar deve exercer o seu direito de cidadão votando no município no qual ele reside. “Em 2009, por meio do projeto Cidadão Eleitor, levamos, de forma itinerante, os serviços da Justiça Eleitoral para vários bairros ribamarenses distantes da Sede. Como resultado, conseguimos transferir cerca de 13 mil domicílios eleitorais [de São Luís para Ribamar]. O cidadão ribamarense tem que participar da vida política do município. Para isso, ele precisa votar na cidade onde reside”.
O projeto “Cidadão Eleitor” tem como objetivo conscientizar os moradores de São José de Ribamar sobre a importância de participar da vida política de sua própria localidade.
O projeto surgiu após a verificação de que muitos cidadãos, que residem no município, se alistam em São Luís por haver maior facilidade de deslocamento para a capital. Desta maneira, a finalidade do projeto é, justamente, mostrar ao cidadão a importância de escolher os governantes do seu município, afim de que haja uma cobrança efetiva de melhorias para sua cidade.
Dentre as várias ações do projeto está a instalação de Cartórios da Cidadania espalhados pela cidade, a fim de incentivar o cidadão ribamarense a se alistar ou transferir seu título para o município.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.